Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe notifica Barros Lima

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) determinou o prazo de 30 dias – a partir de hoje (23/03) – para que a gestão da Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, apresente medida para correção na estrutura física e climatização do serviço. A entidade fiscalizou o bloco cirúrgico da maternidade após denúncias dos médicos plantonistas através do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e estabeleceu o prazo para correção das irregularidades sob pena de interdição ética.

A fiscalização da autarquia realizada na segunda-feira (19/03) com a presença do 2º secretário do Cremepe, Sílvio Rodrigues, o médico fiscal, Sylvio Vasconcellos e a vice-presidente do Simepe, Cláudia Beatriz, identificou uma série de irregularidades. Das três salas destinadas aos procedimentos cirúrgicos, duas estavam funcionando, uma para cesáreas e a outra,  curetagens. A terceira estava fechada por falta de aparelho de anestesia. Todas com climatização precária, ou seja, excesso de calor nos ambientes cirúrgicos.

A iluminação também era insuficiente para a realização dos procedimentos. O foco de teto da sala de curetagem apresentava risco de queda. Estrutura física em péssimo estado de conservação com infiltrações, portas de acesso ao bloco quebradas, local inadequado para higienização das mãos. Sobre a sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), no momento da vistoria, estava sendo utilizada para assistência ao recém-nascido, pois a sala especifica para este procedimento apresentava goteiras.