Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe, Simepe e SES discutem recomposição de escalas da rede materna

O Cremepe, Simepe, Central de Regulação de leitos, Secretaria Executiva de saúde do Estado, diretorias da maternidade Barão de Lucena (HBL) e do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), além de médicos dos serviços se reuniram na tarde desta segunda-feira (26/03) na sede do Ministério Público do Estado, na Boa Vista. A reunião de urgência foi convocada pela Coordenação de Promotoria de Saúde do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afim de sanar, a curto prazo, os problemas da escala de plantão e falta de insumos ligados à rede materno-infantil.

O encontro foi conduzido pelo coordenador do Caop Saúde, Édipo Soares e promotoras de saúde: Helena Capela e Ivana Botelho. Os representantes ministeriais informaram que já há diversos procedimentos abertos na instituição referente à falta de profissionais, déficits de insumos básicos e medicamentos. Porém, que conforme dito em reunião da semana anterior a secretaria de Saúde do Estado já sinalizou a realização de uma seleção simplificada para recomposição de escalas médicas.

Entretanto, o documento da seleção que já está na mesa do governador do Estado, Paulo Câmara, só pode ser assinado até o início do próximo mês (abril) por conta das regras eleitorais. Assim, amanhã (28/03) os promotores da saúde acompanhados do representante das entidades médicas, Tadeu Calheiros, se reunirão no palácio do governo com o chefe do executivo, Nilton Mota, para solucionar estas questões e, finalmente, garantir a assinatura para realização da seleção.

Ainda na reunião do MPPE ficou deliberado: que a Central de regulação deverá informar ao MPPE, em 30 dias, o resultado da reunião com a secretaria de saúde do Recife sobre o atendimento de urgências ginecológicas na rede municipal; que a SES informe, no prazo de 10 dias a regularização no abastecimento dos medicamentos em falta – antibióticos, anti-eméticos, analgésicos, sedativos e anti-hipertensivos no HBL e HAM.