Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

10 de maio é o Dia Mundial do Lúpus

Acredita-se que pelo menos cinco milhões de pessoas em todo o mundo tenham lúpus. No entanto, o número exato de pessoas que vivem com a doença não é conhecido. Em muitos casos de lúpus, mais de um sistema de órgãos pode ser afetado, incluindo os rins, coração, pulmões e cérebro. Sangue e vasos sanguíneos também podem ser afetados.

As descobertas de uma pesquisa global apoiada pela Federação Mundial de Lúpus (World Lupus Federation) demonstraram:

  • 7 em 10 pacientes concordam com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) afeta sua autoestima e mais da metade se sente sozinho e impotente
  • 61% tiveram que fazer ajustes domésticos para lidar com o lúpus
  • 40% dos pacientes com LES desistem de trabalhar ou aposentam-se antes do planejado

Uma pesquisa global de 2016, que envolveu mais de 16.000 adultos de 16 países diferentes, destacou ainda a falta de consciência e compreensão do lúpus por parte do público. Segundo essa pesquisa:

  • 36% da população em geral não tem conhecimento de que o lúpus é uma doença, com 11% acreditando que o lúpus é um tipo de bactéria
  • 8% das pessoas acreditam que o lúpus é um tipo de planta
  • 51% não conseguiam identificar ou não conheciam as complicações associadas ao lúpus, como insuficiência renal, anemia ou ataque cardíaco
  • Apenas cerca de um terço (39%) das pessoas sabiam que o lúpus afeta as articulações
  • 13% acreditam que fazer sexo desprotegido contribui para alguém que desenvolve lúpus

Essa falta de compreensão na sociedade significa que as preocupações de saúde expressas por pessoas com lúpus são frequentemente recebidas com ceticismo pela família e amigos. Assim, para abordar as muitas percepções errôneas sobre o lúpus, desde 2004, organizações voltadas ao tema em todo o mundo realizam atividades no dia 10 de maio para conscientizar e educar o público sobre os sintomas do lúpus e seus efeitos na saúde.

Neste 10 de maio, dia anual de conscientização, através de esforços coordenados de suas afiliadas globais, a Federação Mundial de Lúpus e outras entidades médicas trabalham para criar uma maior conscientização e compreensão do lúpus e romper os limites das percepções do público.

“Em reconhecimento ao Dia Mundial do Lúpus, que acontece no dia 10 de maio, pedimos a todos que se unam e ajam em favor dos afetados por lúpus em todo o mundo com o objetivo comum de atrair mais atenção e recursos para ajudar a acabar com o sofrimento causado por esta doença autoimune incapacitante e potencialmente fatal”, declara a Federação Mundial de Lúpus.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Lúpus:

https://www.lupusuk.org.uk

http://www.worldlupusfederation.org/

Saiba mais sobre a pesquisa citada na matéria:

https://www.lupusuk.org.uk/wp-content/uploads/2017/05/Lupus_Knows_No_Boundaries_e-report_EN.pdf