Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Médicos alertam sobre os perigos dos fogos de artifício

A utilização de fogos de artificio nesse período do ano é muito comum por conta das festas juninas e de São João. O ano de 2018 ainda traz mais um cenário propício a utilização dos artefatos, a Copa do Mundo.  O show pirotécnico pode deixar as comemorações mais bonitas e divertidas, mas é preciso ter muito cuidado, pois o mal uso dos fogos podem trazer graves consequências à saúde, como surdez, queimaduras e até amputações.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos que os fogos de artifício podem causar, o Conselho Federal de Medicina – CFM, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – SBCM e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatogia – SBOT se uniram para lançar uma campanha em torno do assunto. A campanha tem o apoio do Ministério da Saúde – MS e a Associação Médica Brasileira – AMB.

Durante todo o mês de junho, as entidades irão divulgar informações em duas redes sociais, sites e publicações internas orientando as pessoas sobre a forma correta de utilização dos fogos e os principais cuidados e perigos que eles trazem. Além disso, algumas linhas da CPTM e Metrô de São Paulo irã exibir um vídeo instrutivo.

Em breve será divulgado um levantamento de dados sobre o volume de acidentes e a campanha será divulgada de 15 de junho a 30 de julho.

“Muitas vezes, as pessoas desconhecem os riscos que estão correndo ao acender este artefato e não se atentam as instruções de uso”, afirma o presidente da SBCM, Milton Pignataro.

Dentre as principais precauções é indicado ficar a uma distância mínima de 30 metros do local onde o artefato será disparado, certificar-se que não há substâncias inflamáveis nas redondezas e ficar longe de redes elétricas.

Aguarde novidades, acompanhe as informações nos canais das entidades envolvidas e participe. Seu engajamento será fundamental.