METRÓPOLE | Fonte: O Estado de S. Paulo

Alimentos vão ter advertência para alto teor de gordura, açúcar e sal

Fonte: O Estado de S. Paulo

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem um relatório para que alimentos e bebidas passem a ser vendidos no País com rótulos de advertência para altos teores de gordura, açúcar e sal. A expectativa é de que a nova regra, que ainda está em discussão, seja publicada neste semestre e novos rótulos estejam no mercado entre 180 dias a um ano depois da sua entrada em vigor.

A forma como essa advertência será estampada nos produtos, no entanto, ainda deverá ser definida em um processo de tomada de subsídios. Interessados terão 45 dias para opinar, entre outras coisas, sobre o design que será adotado e sobre o prazo que a indústria poderá ter para se adequar às regras.

Embora o relatório aprovado seja preliminar, a indústria alimentícia sai derrotada do processo.

Sua proposta de advertência, considerada pela agência como confusa e pouco informativa, foi retirada. “Nada impede que nós apresentemos novamente o formato durante a tomada de subsídios. E vamos fazê- lo”, avisou o gerente executivo da Confederação Nacional da Indústria, Pablo Silva Cesário.

A empresa deverá também pedir mais prazo de análise.

O relatório preliminar propõe seis formas de advertências.

Elas podem vir em círculos, octógonos , triângulos ou aparecerem em inscrições em um quadrado. O relatório ainda propõe mudanças na tabela nutricional, que deve incluir teores de açúcar e deixa de apresentar o item de gordura trans.

Tags :
Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings