Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Fila de espera para perícias no HCTP é tema de reunião no Cremepe

A espera por perícia no Estado de Pernambuco, no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), na Ilha de Itamaracá, a cerca de 35 quilômetros do Recife, podia chegar até dois anos em 2015 para réu preso. Hoje, o prazo é de 45 dias para realização da perícia médica. No entanto, a fila de espera para réus soltos ainda é longa, podendo chegar até mais de dois anos. Essa foi realidade apontada pelos representantes da Justiça e pela diretoria do hospital, na manhã desta quinta-feira (05.07), na sede do Cremepe.

“O prazo legal é de 45 dias para réus presos e soltos passarem por uma perícia e a mesma ser concluída”, disse o promotor de execução penal, Marcellus Ugiette. Já a defensora pública, Ana Carolina Khouri, e a diretora do HCTP, Cecy Assis, defenderam a criação de cargos para psiquiatras forenses com a realização de concursos públicos no Estado.

O presidente do Cremepe, André Dubeux, ouviu atentamente às colocações dos presentes e levou a situação para a Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas Regional Pernambuco (ABMLPM-PE), que se comprometeu em contribuir no que for necessário para ajudar a solucionar o problema.

Também esteve presente na reunião a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Executiva de Ressocialização, Alga Côrtes.