Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Congresso Medtrop 2018 reunirá três mil pesquisadores no Recife

O 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), que volta ao Recife de  2 a 5 de setembro, está com inscrições abertas para médicos, pesquisadores e estudantes. Com o tema “Doenças transmissíveis, predição e desafios para o enfrentamento de novas e velhas epidemias”, o encontro reunirá cerca de três mil pesquisadores do Brasil e de outros países para debater os desafios das doenças tropicais no mundo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.medtrop2018.com.br

O Medtrop contará com uma programação extensa, totalizando 42 mesas-redondas, 21 palestras e 11 conferências magnas. Nestes espaços, a comunidade científica apresentará pesquisas e estudos voltados a vencer, entre outros desafios, o das arboviroses e demais doenças endêmicas transmitidas por mosquitos. O tema será tratado em workshop específico sobre vetores, o Entomol7, que acontecerá simultaneamente ao congresso. O Aedes aegpty, responsável pela transmissão de doenças como dengue, Zika, febre chikungunya e febre amarela, ganhará destaque.

Programação – Associado ao tema das doenças transmissíveis, serão discutidas as questões de condições de vida e a falta de saneamento, que interferem na transmissão das doenças. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Sinval Brandão Filho (PhD), “as condições precárias de saneamento favorecem diretamente a incidência e transmissão da maior parte destas doenças, chamadas hoje de doenças tropicais de populações negligenciadas”, disse Brandão Filho, que também é presidente do Congresso Medtrop2018.

Com ênfase especial a estas populações, o pré-congresso (1.º e 2 de setembro) promoverá o Fórum de Doenças Negligenciadas, e também minicursos sobre diversos temas. A intensa programação do congresso inclui ainda discussões sobre as mais recentes epidemias no Brasil, com conferências sobre “Epidemia do vírus Zika no Brasil: Emergência e Respostas em Saúde Pública” e “Políticas Públicas e Pesquisas em epidemias urbanas: a proposta da ReneZika”.

Nesta perspectiva da saúde pública, o congresso terá conferências não só de alternativas de diagnóstico e tratamento, mas também sobre os programas de controle e vigilância em saúde, no intuito de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Podemos destacar as conferências: “SUS, direitos e democracia: (des) caminhos no Brasil” e Integração das doenças tropicais negligenciadas na saúde global e no desenvolvimento à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na ocasião, os pesquisadores podem conferir ainda os eventos satélites, simultâneos ao Congresso Medtrop2018, com temas sobre doença de Chagas e leishmanioses (Reunião de Pesquisa Aplicada em Chagas e Leishmaniose – ChagasLeish 2018 ), malária (Reunião Nacional de Pesquisa em Malária,) Tuberculose (Workshop da Rede de TB) e vetores de doenças tropicais (Entomol7_SOVE Brazil).

A programação completa e as inscrições do 54º MedTrop estão à disposição no site www.medtrop.com.br

Serviço:

54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop) 2018

Quando: 2 a 5 de setembro

Onde: Centro de Convenções, em Olinda, em Pernambuco, e Mar Hotel Conventions em Boa Viagem, além de outros locais onde serão os cursos e oficinas

Mais informações: http://www.medtrop2018.com.br/

Fonte: Assessoria