MATA NORTE | Fonte: Folha de Pernambuco

Maternidade humanizada será inaugurada em Paudalho

O primeiro Centro Público de Parto Humanizado da Mata Norte de Pernambuco será inaugurado neste sábado (11), na cidade de Paudalho. A maternidade humanizada contém suítes individuais com espaço para banho de sol implementado, onde as mães ficarão durante todo o processo de pré e pós-parto. Segundo o secretário de Saúde do município, Orlando Jorge, a concretização do projeto é uma conquista muito importante para a população que, antes, precisava se locomover para outra cidade em busca de atendimento.

“As gestantes da cidade tinham que arcar com a falta de atendimento, tendo que procurar o serviço na maternidade mais próxima. Muitas vezes, os postos que atendiam às jovens estavam lotados”, explica. Ainda de acordo com o secretário, o município se encontrava sem o serviço de saúde para gestantes havia aproximadamente cinco anos.

“Durante muitos anos, a população não tinha acesso à saúde em nosso município. De certa forma, Paudalho era esquecida e hoje nós temos muita mudança. E a entrega do centro é mais uma conquista que vai devolver o direito das paudalhenses de terem filhos em Paudalho. Eu estou muito feliz em poder participar disso e é só o começo! Essa unidade vai beneficiar não somente os nossos munícipes como também toda a região”, destaca o prefeito da cidade, Marcelo Gouveia.

O comerciante Severino Ferreira da Silva, 36 anos, comentou que a inauguração é um exemplo da mudança em Paudalho “Esses dias eu precisei da saúde de Paudalho e logo assim de frente eu resolvi tudo o que precisava. Eu acredito que com a inauguração vai melhorar ainda mais a vida das mulheres”, observa.

Humanizado

O parto humanizado é composto por um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, respeitando o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê. Envolve a relação de respeito que os profissionais de saúde estabelecem com as mulheres durante o processo de parturição sem que haja intervenção médico-cirúrgica.

A obra contou com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão e possui uma extensão de 502 m². O centro vai ofertar o serviço que poderia chegar a R$ 14 mil se fosse feito em unidades particulares. Além da inauguração do Centro do Parto Humanizado, a cidade conta com unidades de saúde básica. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram transformadas e equipadas e mais outras três estão em processo de construção nos bairros do Alto dos Irmãos, Belém e Primavera.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.