Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Ministério do Trabalho capacita profissionais de saúde para emissão de laudos

Visando estreitar o relacionamento com as entidades representativas dos profissinais de saúde (fisioterapeutas, médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais), o Ministério do Trabalho irá oferecer cursos de capacitação para emissão de laudos caracterizadores da deficiência para o trabalho.

Os eventos são os seguintes:

No dia 14.09 haverá um evento de capacitação com 4h, não ligado a nenhum conselho, de idêntico teor ao do Terapeutas Ocupacionais, aberto para profissionais de saúde das áreas precitadas. Será realizado no auditório da SRT-PE (Avenida Agamenon Magalhaes, 2000-Subsolo-Espinheiro–Recife-PE), das 9h às 13h. Temos 20 (vinte) vagas para os médicos que desejem participar do evento,

Aqueles que se disponham, no número de vagas, a participar do evento (4h) e façam a parte prática (8h), com o apoio de auditores fiscais especializados na fiscalização de laudos caracterizadores de deficiência, de dois turnos de elaboração, entre os dias 20 (SRT-Recife), 27 e 28.09.2018 (Polo definido pelo Ministério do Trabalho, entre Recife, Jaboatão, Olinda, Ipojuca e Igarassu),8), de acordo com os quantitativos a serem definidos pelo Ministério, receberão certificação emitida pelo MT, de 12h

No dia 20.09.2018, das 08 às 17h, o DIA DE ELABORAÇÃO DE LAUDO CARACTERIZADOR DA DEFICIÊNCIA, em que pessoas com deficiência comparecerão ao Ministério do Trabalho, na Avenida Agamenon Magalhães, 2000, com os exames especificos (audiometria, laudo oftalmológico, exames físicos específicos, laudo psicológico ou psiquiátrico), quando for o caso, e serão avaliadas por profissionais de saúde, para a devida emissão do Laudo Caracterizador de deficiência. Algumas deficiências não precisarão de exames complementares, como amputações, deformidades congênitas, amauroses, etc.

Nos dias 27.09.2018 (Jaboatão e Ipojuca) e 28.09.2018 (Recife, Olinda, Igarassu) será o DIA D DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E REABILITADA, ocasiões em que um total de 180 empresas sujeitas à cota de inclusão de pessoas com deficiência foram notificadas para comparecer e abrir vagas e os candidatos a emprego com deficiência e reabilitada comparecerão aos respectivos pólos, para fins de recrutamento e seleção. Nestes polos pretende-se haver emissão de laudos caracterizadores de deficiência, por profissionais de saúde das cinco áreas precitadas.

Pretende-se capacitar e sensibilizar os precitados profissionais de saúde para os eventos dos dias 20, 27 e 28.09.2018, para emissões de laudos caracterizadores. Os participantes dos eventos promovidos pelos conselhos, ministrados por auditor fiscal do trabalho poderão também ter certificação de 12h, a exemplo daquele promovido pelo próprio Ministério no dia 14.09.2018, desde que façam também as 8h práticas.

Poderá acontecer que os profissionais interessados sejam em maior quantidade que as vagas necessárias nos eventos, para fins de participação prática e certificação de 12h. Nestes casos, poderá haver definição de critérios para seleção dos ocupantes das vagas.