Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lança “Memórias da Medicina”

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lança nesta sexta-feira (28/09) o segundo volume do livro “Memórias da Medicina de Pernambuco”, um projeto do Cremepe que procura resgatar a história da Medicina no Estado. O lançamento contará com médicos renomados de Pernambuco que foram entrevistados pelo projeto e ocorrerá, às 19h, na sede do Cremepe, no Espinheiro.

Nesta publicação, estão novos depoimentos de médicos sobre a Medicina que era ensinada e exercida em décadas passadas, até os dias atuais. Este trabalho surgiu com base num programa implantado pelo Centro de Estudos Avançados do Cremepe (Ceac), sob a coordenação do conselheiro Ricardo Paiva, ex-presidente do Conselho. O programa Memórias da Medicina de Pernambuco, veiculado no Portal do Cremepe é apresentado pela jornalista Mayra Rossiter e produzido pela jornalista Joelli Azevedo – ambas são assessoras de Imprensa do Cremepe.

As entrevistas procuram extrair dos médicos aspectos pessoais, experiências de vida, lembranças dos tempos de estudante e o caminho da profissionalização. Depois de veiculadas, essas entrevistas são transcritas e publicadas no livro Memórias da Medicina de Pernambuco. A ideia é dar a esse projeto um caráter de permanência para que a diretoria atual e as diretorias futuras deste Conselho mantenham o compromisso de resgatar a história da Medicina em nosso Estado.

“Todos nós sabemos que a evolução tecnológica trouxe mudanças e benefícios incontestáveis para a Medicina e, consequentemente, para os pacientes. Hoje, com os equipamentos de ponta, capazes de diagnosticar doenças através de imagens de alta resolução, o tratamento se torna mais rápido e com mais chance de cura. Depois dos bisturis comuns, do laser e da cirurgia por vídeo, chegamos aos robôs, que atuam com resultados precisos e satisfatórios. Nas entrevistas publicadas neste segundo volume do Memórias da Medicina de Pernambuco, o leitor vai perceber claramente essa mudança na Medicina por causa da chegada de novos equipamentos. Mas vai ver também que continua atual a Medicina feita com humanismo, com zelo e com total dedicação ao paciente”, explica o presidente do Cremepe, André Dubeux, no prefácio da obra.

Nesta edição foram entrevistados os médicos: Ana Azoubel, Antônio Lopes, Carlos Vital, Ernani Melo, Hildo Azevedo, Luciano Lima, Mário Fernando Lins, Ney Cavalcanti, Otávio Damázio, Paulo Mendonça, Romeu Krause e Salvador Vilar.

SERVIÇO

Lançamento do Livro Memórias da Medicina

Quando: 28/09/18

Horário: 19h

Onde: Sede do Cremepe – R. Conselheiro Portela, Nº 305, Espinheiro.