VIDA URBANA | Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Interdição prejudica pacientes pobres

Apontando falta de segurança, Cremepe determinou interdição ética de duas unidades municipais de saúde. Só médicos cubanos seguem trabalhando

O dia de ontem foi de apreensão e incerteza para famílias das comunidades do Pantanal e Parque dos Milagres, situadas no limite entre os bairros do Barro e Ibura, na Zona Sul do Recife. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) determinou a interdição ética, por tempo indeterminado, de uma unidade de saúde municipal em cada localidade, por falta de segurança. A decisão será publicada amanhã no Diário Oficial da União. Na prática, a medida impede que os médicos atuem nos postos. A interdição é baseada na Resolução nº 2062/2013, que visa a proteção do profissional de saúde. Segundo a Prefeitura do Recife, os postos permanecerão abertos.

Em greve desde 21 de setembro, os médicos da rede municipal cobram ações de combate à criminalidade nas unidades. Ontem, o presidente do Cremepe, Mário Fernando Lins, disse ter reunido reportagens da imprensa e relatos sobre o grau de violência nas unidades interditadas, incluindo tiroteios, toques de recolher e brigas entre gangues, além de dificuldade de locomoção de funcionários, que precisam andar em áreas inseguras até encontrar uma parada de ônibus.

“Temos relatos graves das equipes ficarem sem poder sair das unidades por causa da violência. Houve o caso de uma médica que disponibilizou o carro para levar funcionários a uma área mais segura. Estamos interditando eticamente os médicos, que são de nossa competência, mas a situação não é segura para nenhum dos funcionários”, explicou Mário Fernando Lins.

O Diario foi às duas unidades. No posto do Pantanal, que ainda está em obras, o acesso é difícil por causa das ruas estreitas e sem calçamento. No local, apenas uma médica cubana do Mais Médicos está atendendo. Os outros aderiram à greve. O posto do Parque dos Milagres fica na via de acesso ao bairro, em uma ladeira pavimentada. Também lá, apenas uma médica cubana atende atualmente. “A recepcionista teve o primo assassinado por uma das gangues do bairro e foi embora. A dentista viu homens armados, ficou com síndrome do pânico e não quis mais trabalhar aqui”, contou uma funcionária.

Juntas, as duas unidades atendem até 18 mil pessoas. A dona de casa Rubervânia Maria Dias, 37 anos, mora nas imediações do posto do Parque dos Milagres. “A gente não pode ficar sem atendimento. Vai ser uma calamidade.” A dona de casa Andréa Maria Gomes, 27 anos, levou o filho de cinco meses para marcar uma consulta e revelou preocupação. “Toda a minha família recebe atendimento aqui. Nós não temos outra opção”, criticou.

Segundo o Cremepe, desde 6 de agosto a situação das duas unidades foi colocada na pauta da autarquia. Em setembro foi enviado ofício à Secretaria de Saúde do Recife denunciando a situação. No mês passado, a pasta encaminhou resposta propondo instalação de câmeras ligadas à central de videomonitoramento, com previsão para a primeira quinzena de novembro; instalação de postos de segurança; identificação dos veículos dos funcionários; disponibilização de transporte para os funcionários; rondas e articulação com a Secretaria de Defesa Social. “Não basta ter câmeras e filmar o assassinato. Nossa proposta é que as unidades sejam transferidas a áreas mais seguras”, disse o presidente do Cremepe.

De acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, dos 122 postos de saúde do Recife, existem equipamentos de vídeo em 10. “Menos de 10%. É preciso a implantação de patrulha 24 horas em todas as unidades e a instalação do aplicativo Sentinela, que permite ligação entre profissionais e a polícia”, afirmou o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros.

A PM informou que o 19º Batalhão esteve nas unidades, reuniu-se com funcionários e criou um grupo de WhatsApp para que as equipes possam acionar o policiamento. Segundo a PM, as comunidades têm policiamento “fixo e diferenciado, 24 horas, com o Gati” e também dispõem da Patrulha do Bairro e de viaturas de Contrarresposta.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings