PUBLICAÇÃO | Fonte: Assessoria de Comunicação do CFM

Nova edição do jornal Medicina destaca levantamento sobre gasto do governo com saúde

R$ 3,48 ao dia: esse é valor per capita que o governo utiliza – em seus três níveis de gestão (federal, estadual e municipal) – para cobrir as despesas com saúde dos mais de 207 milhões de brasileiros. Esse é o destaque da edição 284 do jornal Medicina, que traz um levantamento inédito do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostrando como o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) gera prejuízos para a assistência no País.

Em outro levantamento sobre escolas médicas, o CFM identificou que, em 76% das cidades com novos cursos, não há leitos SUS nem equipes de atenção básica suficientes para ensino.

O periódico, que está disponível para leitura online e download, traz também o lançamento do blog Humanos, um presente do CFM aos médicos brasileiros que une arte e medicina; a normatização dos departamentos de fiscalização, que se tornaram obrigatórios em todos os estados; a posse dos novos presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs); e a defesa do ato médico.

Na opinião do conselheiro, o coordenador da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CFM, Anastácio Kotzias Neto, fala sobre ética, irregularidades, desafios e a inserção do CFM no contexto médico mundial.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse aqui para ler a edição 284 do jornal Medicina.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings