AGRESTE | Fonte: Assessoria de Comunicação do Cremepe

Cremepe fiscaliza UPA Boa Vista em Caruaru

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cremepe

Dando continuidade às vistorias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Estado, os fiscais do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fiscalizam a UPA Boa Vista, localizada no bairro de Nova Caruaru, no município de mesmo nome. A vistoria foi solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) diante do número de pacientes na unidade, superlotação e sobrecarga de atendimentos.

Os fiscais confirmaram a contratação do terceiro clínico para o serviço, avaliaram a estrutura física da UPA para o ético exercício profissional e identificaram a falta de uma equipe exclusiva para o transporte de pacientes, o fluxo da unidade e os recursos humanos ainda não estão devidamente dimensionados de acordo com a Resolução CFM Nº 2079.  

Para a vice-presidente do Simepe, Cláudia Beatriz, a contratação do terceiro clínico foi positiva, mas ainda não é suficiente para a demanda da UPA que é de cinco mil pacientes por mês. “Avaliamos de forma positiva a contratação do terceiro clínico para UPA considerando a grande demande desse serviço, no entanto, existem alguns pontos que ainda precisamos avançar como é o caso da equipe de transferência para fazer a remoção de pacientes do serviço para os hospitais e a permanência exclusiva de um médico clínico para a sala vermelha que é a sala de estabilização dos pacientes de emergência”, explicou Cláudia.

O 2º Secretário do Cremepe, Sílvio Rodrigues, também ratifica o número de médicos no serviço. De acordo com a Resolução, a sala de estabilização ou sala vermelha das UPAs devem ter a capacidade de no mínimo dois leitos e contar com um médico exclusivo no local. Já no consultório médico a referência é o atendimento de três pacientes por hora/médico. No espaço de observação de pacientes, com e sem potencial de gravidade, deve se disponibilizar no mínimo um médico para oito leitos.

Tags :
Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings