Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza UPA Boa Vista em Caruaru

Dando continuidade às vistorias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Estado, os fiscais do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fiscalizam a UPA Boa Vista, localizada no bairro de Nova Caruaru, no município de mesmo nome. A vistoria foi solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) diante do número de pacientes na unidade, superlotação e sobrecarga de atendimentos.

Os fiscais confirmaram a contratação do terceiro clínico para o serviço, avaliaram a estrutura física da UPA para o ético exercício profissional e identificaram a falta de uma equipe exclusiva para o transporte de pacientes, o fluxo da unidade e os recursos humanos ainda não estão devidamente dimensionados de acordo com a Resolução CFM Nº 2079.  

Para a vice-presidente do Simepe, Cláudia Beatriz, a contratação do terceiro clínico foi positiva, mas ainda não é suficiente para a demanda da UPA que é de cinco mil pacientes por mês. “Avaliamos de forma positiva a contratação do terceiro clínico para UPA considerando a grande demande desse serviço, no entanto, existem alguns pontos que ainda precisamos avançar como é o caso da equipe de transferência para fazer a remoção de pacientes do serviço para os hospitais e a permanência exclusiva de um médico clínico para a sala vermelha que é a sala de estabilização dos pacientes de emergência”, explicou Cláudia.

O 2º Secretário do Cremepe, Sílvio Rodrigues, também ratifica o número de médicos no serviço. De acordo com a Resolução, a sala de estabilização ou sala vermelha das UPAs devem ter a capacidade de no mínimo dois leitos e contar com um médico exclusivo no local. Já no consultório médico a referência é o atendimento de três pacientes por hora/médico. No espaço de observação de pacientes, com e sem potencial de gravidade, deve se disponibilizar no mínimo um médico para oito leitos.