Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Capital catarinense sedia nesta semana II Encontro Luso-Brasileiro de Bioética

Sob o tema Integridade e Aprimoramento Moral na Pesquisa Biomédica, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) em Florianópolis (SC), o II Encontro Luso-Brasileiro de Bioética.

“A Câmara Técnica de Bioética está entusiasmada com a realização deste evento, que reunirá ilustres professores brasileiros e portugueses, da Universidade do Porto. Florianópolis sediará este II Encontro como demanda da diretoria do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc), estando os médicos catarinenses e de todo o Brasil convidados a participarem desta excelente oportunidade”, destaca o coordenador da Câmara Técnica de Bioética e diretor-tesoureiro do CFM, José Hiran Gallo.

Promovido em parceria com o Cremesc, o evento abordará temas como pesquisas em seres humanos, no âmbito da genética médica; pesquisa biomédica em animais; a influência da indústria de fármacos; e aprimoramento humano e moral.

“Para o CRM-SC, receber o II Encontro Luso-Brasileiro de Bioética é uma grande oportunidade de mostrar o crescente trabalho dos pesquisadores catarinenses na área. Além disso, também é uma chance de compartilhar conhecimento com os colegas médicos de toda a comunidade lusófona”, pontua Marcelo Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina.

Membro da CT de Bioética e ex-presidente do CFM, o catarinense Roberto Luiz d’Ávila destaca o envolvimento dos médicos do estado com a bioética. “Santa Catarina discute bioética e possui diversos núcleos de bioética como, por exemplo, na Unisul em Florianópolis, na Unoesc em Joaçaba e no Hospital Dona Helena, em Joiville, que há 18 anos promove simpósios sobre o tema. O interesse dos médicos catarinenses sobre bioética é crescente e, neste II Encontro Luso-Brasileiro, poderemos receber nossos amigos portugueses, que tem liderado a bioética lusófona desde a década de 1990, discutindo temas tão interessantes quanto, por exemplo, pesquisas sobre aprimoramento moral e humano”, salienta d’Ávila.

“Esta é uma grande oportunidade para os médicos brasileiros participarem do debate sobre aspectos bioéticos a partir de temas relevantes da prática médica atual apresentados por palestrantes renomados do Brasil e de Portugal”, afirma o presidente do CFM, Carlos Vital.

A programação completa do II Encontro Luso-Brasileiro de Bioética do CFM está disponível no site Eventos CFM (CLIQUE AQUI).