VidaFit | Fonte: JORNAL DO COMMERCIO

Razões não faltam para praticar pilates

Joseph Pilates viveu o suficiente para presenciar parte do poder do método que inventou na década de 1920. Nos anos 40, suas técnicas de controle muscular, postural e de respiração já eram difundidas entre os bailarinos de Nova Iorque. Não só como meio de reabilitar lesões, mas também de prevenção das mesmas. Após a morte do alemão, em 1967, aos 83 anos, sua esposa, Clara Pilates, e discípulos se encarregaram de espalhar o método pelo mundo. Apesar de já consagrado como meio de condicionamento físico, o pilates ainda revela versatilidade crescente, que não costuma ser desperdiçada pelos instrutores que o dominam com maestria.

As técnicas para reabilitar contusões geralmente são aplicadas por fisioterapeutas. Já as aulas com foco no condicionamento físico costumam ser comandadas por profissionais de Educação Física. Esse segundo ramo profissional, inclusive, tem se deparado com perfis cada vez mais diversificados de público. Incluindo atletas de alto rendimento, como o português Cristiano Ronaldo e do brasileiro Neymar. “O pilates passou a fazer parte do programa de condicionamento físico desses atletas por melhorar a qualidade dos movimentos, a descarga de peso, o equilíbrio e, consequentemente, o rendimento nos esportes que praticam”, explicou a instrutora de physio pilates e coordenadora do método na Santé Club, Marília Lisboa.

A instrutora também destacou que pessoas com problemas emocionais têm se beneficiado muito do pilates. Os movimentos de inspiração e expiração fazem o praticante voltar o foco para a atividade e pensar única e exclusivamente nos movimentos. “A gente trabalha muito exercícios de instabilidade. E eles exigem que a pessoa esteja focada no que está realizando. Então, isso é maravilhoso para quem tem problemas psíquicos, porque você não consegue pensar em outra coisa. É uma hora em que você está focado naquilo. Quando acaba e você consegue ter sucesso, isso causa um bem-estar, uma satisfação. Com um tempo, a gente vai percebendo que aquele aluno que chegou depressivo se torna outra pessoa. Ele se apaixona pelo método”, contou Marília.

As técnicas desenvolvidas por Joseph Pilates costumam ser a preferência ainda de quem não se adapta às modalidades tradicionais de treino. Além de trabalhar a parte respiratória, o pilates melhora a consciência corporal, desenvolve a força e o tônus muscular. Não há contra-indicação de público. “Para quem está sedentário, pode começar treinando dois dias. Depois, o ideal é que, no mínimo, venha três vezes por semana”, aconselhou a instrutora.

Cinta no treino?

A nova moda entre os famosos é usar cinta para treinar. De acordo com a personal trainer Joana Barros, a estratégia não ajuda no emagrecimento. “Não existe nenhuma comprovação científica que a compressão reduza o percentual de gordura”, enfatizou. Joana falou que a cintura apresenta medidas reduzidas durante o treino, mas a gordura continua no local quando o acessório é retirado. “A cinta não vai ativar o core e os músculos estabilizadores e vai limitar seus movimento”, completou.

1º de maio

A quinta edição da Corrida Sesi Dia do Trabalhador promete movimentar o feriado de 1º de maio e reunir cerca de 1.200 atletas pelas ruas do centro do Recife. Promovida pelo Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE), a competição vai distribuir R$ 14 mil em prêmios e a largada será às 7h, no Cais da Alfândega. Os três primeiros colocados da prova de 10km (masculino e feminino) receberão premiação em dinheiro e troféu, enquanto que os destaques da de 5km ganharão troféus.

Mês da saúde e atividade física

No mês que reúne as comemorações do dia internacional da atividade física e o dia internacional da saúde, o Blog Vida Fit destaca dicas fundamentais para começar ou manter um estilo de vida saudável. Além de praticar atividade física e optar por alimentos naturais, é importante cuidar do sono e da saúde mental, beber água e fazer exames de rotina. Também é indicador eliminar os maus hábitos, situações que causam desconforto e estresse, de uma vez por todas.

Saúde dos brasileiros

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que cerca de 9% da população brasileira sofre com transtornos de ansiedade. Além disso, o País é campeão no diagnóstico de depressão na América Latina. Vale lembrar que a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável previne e reduz os riscos dos distúrbios mentais.

Volume

Estudo apresentado pelo Journal of Science and Medicine in Sports, na Austrália, revelou que o tamanho do seio das mulheres interfere no treino e no desejo de realizar atividades físicas. As entrevistadas alegaram que o volume incomoda e até atrapalha na execução de esportes de impacto como a corrida. O ideal é não ficar parada e encontrar um exercício que proporcione conforto.

Boston

A Maratona de Boston, uma das principais provas do mundo, será realizada amanhã, no feriado do Dia do Patriota da cidade. O japonês Yuki Kawauchi, atual campeão, confirmou sua participação e fará sua primeira prova como atleta profissional. A previsão do tempo aponta fortes chuvas, baixas temperaturas e até neve.

Organomix no Recife

Considerado o maior mercado saudável do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, o Organomix vai lançar uma loja no Recife no início do segundo semestre. O estabelecimento trará mais de cinco mil produtos em suas prateleiras e será dividido em alguns ambientes como mercado e o de consumo local.

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