Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza unidades de saúde de Verdejantes

Nesta terça-feira (14/05) a equipe de fiscalização do Cremepe vistoriou unidades de saúde de Verdejantes, município há 502 km do Recife. O problema mais grave identificado foi a falta de médicos em todos os serviços. As unidades fiscalizadas foram: o hospital de pequeno porte Adelaide Tavares de Sá (unidade mista) e as duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas. O relatório de fiscalização será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e secretaria de saúde.

       

O hospital municipal já foi fiscalizado pelo Cremepe em 2010 e 2017. Este ano a solicitação foi do MPPE, porém, a unidade “piorou”. Desta vez a escala de médicos e enfermagem está desfalcada, faltam muitos medicamentos, não há equipamentos de reanimação. De acordo com o cadastro do CNES a unidade deveria fazer atendimento ambulatorial, atender emergências e fazer internações. Entretanto, por só ter quatro dias da semana com médicos – há seis meses – os atendimentos de urgência estão sendo encaminhados para Salgueiro. A unidade tem duas ambulâncias e um motorista.

Além do hospital que deveria ser voltado para as urgências e casos mais complexos de saúde, o município ainda conta com uma rede de quatro Unidades Básicas de Saúde, duas na zona rural e duas na zona urbana. A fiscalização esteve nas Unidades I e II. A questão da escala de médicos se repetiu, com um agravante, não há médico em nenhum dia desde janeiro deste ano (2019). A estrutura física das unidades é boa, com salas adequadas e adaptadas para as necessidades da população. Não faltam medicações, há uma parte de nebulização e atendimento do NASF com atendimento de nutricionista, psicologo, assistente social e educador físico.

As vistorias foram realizadas na plataforma online do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os relatórios serão encaminhados, com urgência, para os órgãos competentes a fim de que o déficit seja sanado o quando antes.