Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe restringe novos atendimentos do Pelópidas por superlotação

Duas réguas de eletricidade para seis pacientes.

Pacientes acomodados em todos os leitos, corredores, macas, poltronas, cadeiras e até mesmo no chão do hospital. Esta é a realidade da emergência do Hospital Pelópidas Silveira, localizado no Curado, zona oeste do Recife. A unidade tem a capacidade de 30 leitos, mas estava com 99 pacientes internados na tarde desta quarta-feira (22/05). O Cremepe recebeu a denúncia, fez uma fiscalização de emergência e emitiu uma notificação imediata de restrição de novos atendimentos.

A unidade referência em neurologia, neurocirurgia e cardiologia de todo o Estado,  está funcionando acima da capacidade. Uma “absoluta falta de condições de prestação de assistência médico- hospitalar”, uma vez que a estrutura já está funcionando com a reserva de segurança informou a engenharia do serviço. Somente no final de semana, chegaram 100 pacientes, alguns regulados e outros por demanda espontânea, de todos os municípios do Estado. O Pelópidas chega a receber pacientes de Petrolina, mais de 700 km de distância, informaram médicos do serviço.

Para se ter a ideia da dimensão da superlotação, a emergência composta por 30 leitos (10 leitos na sala vermelha e 20 leitos nas salas amarelas) estava funcionando com 99 pacientes, dos quais, 27 em ventilação mecânica, com 330% de sua capacidade. Todos os 30 leitos de UTI estavam ocupados e os 120 leitos de enfermaria também.

Percebe-se que não são apenas os espaços físicos que estão além de seus limites, todos os recursos humanos e equipamentos médico-hospitalar foram dimensionados para a capacidade funcional da Unidade, ou seja, muito inferior a ocupação atual e, com isso, operam ao extremo, comprometendo gravemente a assistência à saúde, ou sequer operam, ante a sua ausência.

Diante da situação e ausência de condições mínimas de segurança para o ato médico ou evidente prejuízo para os pacientes, com potencial risca à saúde, constatada a ausência, insuficiência ou não funcionamento adequados de equipamentos e/ou insumos de suporte à vida. O Cremepe emitiu um termo de notificação da restrição total ao atendimento, disposta na Resolução Cremepe Nº 03/2010, até a regularização da demanda interna na emergência, com base nas atribuições conferidas pela Lei nº 3.268/57, regulamentada pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958.