ONLINE | Fonte: Folha de Pernambuco

Tecnologia alemã será utilizada em formação de residentes do Altino Ventura

Fonte: Folha de Pernambuco

Os profissionais em formação da Fundação Altino Ventura (FAV) contarão com o apoio de uma tecnologia alemã a partir da próxima quarta-feira (5). A instituição inaugura o EyeSi Cirúrgico, um aparelho de ponta que simula o olho humano e faz uso de realidade virtual para que diversas técnicas de cirurgias de catarata e retina sejam aprimoradas. Com o equipamento, especialistas e residentes terão maior controle do resultado dos procedimentos em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação Altino Ventura esclarece que o simulador é exclusivamente para fins de ensino e conta que todos em treinamento terão de passar pelas simulações. “Os médicos poderão treinar cada etapa de uma cirurgia ocular. Se houver dificuldade em alguma etapa, poderemos intensificar o treinamento ali”, explicou o oftalmologista da FAV, Vasco Bravo Filho. A tecnologia também dispensará o uso de órgãos de animais, como é o caso do olho de porco, cujo acesso é mais difícil e exigia outros maquinários.

Com isso, Pernambuco será o primeiro a contar com a tecnologia em todo o Norte e Nordeste. A estrutura será montada em uma sala que funcionará como laboratório de cirurgia virtual. “Esta é a primeira aquisição da Fundação, mas outros sistemas de simulação de cirurgias serão adquiridos para compor o pool de tecnologias que possam ajudar no treinamento de cirurgias”, adiantou o oftalmologista. Na terça-feira (4), especialistas do Canadá e Alemanha estarão na unidade para a instalar o EyeSi e capacitar a equipe.

Tags :
Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings