CIDADES | Fonte: Jornal do Commercio

Obra de hospital será autorizada

Fonte: Jornal do Commercio

Ainda este mês será autorizado o início das obras do Hospital do Idoso do Recife, em terreno no bairro da Estância, Zona Oeste da cidade. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, informa também que a ideia é que a unidade funcione como centro de referência para essa população e também atue na formação e educação permanente de profissionais focados em oferecer bem-estar integral nessa faixa etária. “Será mais do que um hospital com leitos e salas de cirurgia. O hospital cuidará da complexidade e das necessidades da pessoa idosa, faixa etária que tem crescido em todo o Brasil”, diz Jailson Correia sobre a unidade prometida pelo prefeito Geraldo Julio.

O modelo de cuidado da unidade a ser inaugurada, até 2020, será inspirado no trabalho do Hospital do Idoso Zilda Arns, em Curitiba, referência no Brasil no atendimento especializado aos pacientes a partir dos 60 anos. A instituição volta a atenção não apenas para o internamento do paciente, mas também para o treinamento do cuidador familiar.

No hospital do Recife, segundo Jailson Correia, um olhar especial será dado às doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão (cuja prevalência aumenta durante o envelhecimento), e para os cuidados com a polifarmácia, caracterizada pelo uso de vários medicamentos.

A capital pernambucana tem aproximadamente 200 mil pessoas com 60 anos ou mais. No mundo, estimativas revelam que o número de pessoas a partir dos 60 anos vai mais que dobrar em 2050, passando de 900 milhões para cerca de 2 bilhões.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings