Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

IV Fórum de Clínica Médica vai debater a formação do especialista

Tendo como tema “A formação em três anos – impacto social e financeiro”, o IV Fórum de Clínica Médica, a ser realizado no dia 12 de julho, em Brasília, terá palestrantes internacionais, do governo, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e das operadoras de saúde. As inscrições podem ser feitas aqui.

Após a abertura, a primeira palestra será do representante da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Luís Campos. Em seguida, a mesa redonda “O que pensam os gestores em saúde”, terá a participação da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro; do representante da Unimed Brasil, Orestes Pullin; do presidente da Confederação das Santas Casas do Brasil, Edson Rogatti; da secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Rosana Leite de Melo; do representante do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre, Rafael Ribeiro; do representante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Emílio Carlos Curcelli, além de nomes indicados pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde, respectivamente Conass e Conasems.

Olimpíada – As atividades do horário da tarde começarão com a entrega dos vencedores da II Olimpíada Brasileira de Medicina Interna, que tem o objetivo de incentivar a pesquisa científica e a competição pelo conhecimento entre estudantes do sexto ano de graduação de medicina e residentes em clínica médica. Os candidatos foram submetidos a prova escrita objetiva, com 80 questões, realizada por meio eletrônico no dia 29 de maio.

Após a entrega da premiação, será realizada a mesa redonda “Formação do médico especialista em medicina interna”, que terá os seguintes palestrantes, Paula Gaiolla e Márcio Spagnol que falarão, respectivamente, sobre “Formação atual e competências para atender as necessidades atuais” e “Estudo financeiro do custo de formação”. Os debatedores serão Rosana Leite de Melo (CNRM), Mayra Pinheiro (Ministério da Saúde), Antônio Carlos Lopes (presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica), Orestes Pullin (Unimed Brasil), além de um representante da Rede D’or e da Comissão Mista de Especialidades.