Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Médicos do agreste participam de importante aula de atualização em Sífilis

Como parte das ações que integram a Caravana Cremepe 2019, a cidade de Caruaru, no agreste pernambucano, recebeu na noite desta terça-feira (02/07) uma aula especial de atualização em Sífilis. O encontro foi realizado na sede da Sociedade de Medicina de Pernambuco e ministrado pela médicos conselheira Maria Luíza Menezes, mestre e doutora em tocoginecologia e especialista em infecções sexualmente transmissíveis.

Na abertura do evento, que contou com grande participação da categoria médica, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Mario Fernando Lins, fez uma explanação inicial sobre o histórico da iniciativa – que começou desde 2005 e já visitou os 185 municípios do Estado. Além disso, destacou que esta edição está focada em dois prismas, o desnível acentuado do investimento em saúde nas cidades pernambucanas e a atenção à saúde da família – que é a porta de entrada do diagnósticos de diversas doenças, como a sífilis.

Ao longo de 1h, a conselheira Maria Luiza destacou a evolução da enfermidade e de como ainda é grave o panorama no país – uma vez que nove entre 1 mil nascidos contraem sífilis. Na sequência, foram apresentado dados da doença e as formas de diagnóstico e os tipos de tratamentos, de acordo com o estágio da doença. Vale salientar que nesta oportunidade, também foram discutidos

“Eu não me canso de falar nesse tema. Isso mostra que o Cremepe está preocupado com a formação continuada, se articulando para sensibilizar os médicos para que ele tenha, efetivamente, a responsabilidade da sua função na unidade básica de saúde ou qualquer outra unidade que ele esteja para diagnosticar precocemente, tratar efetivamente para nós eliminarmos a sífilis congênita no país”, destaca Maria Luíza. Ao final do encontro, ela também comentou suas impressões do contato com a categoria nesta grande de aula. “Foi excelente encontro e me surpreeendeu uma plateia tão grande, mesmo em dia de jogo do Brasil. (Risos) As pessoas se mostraram bastante interessadas, perguntaram e participaram intensamente”, pontua.

Nesta quarta-feira, a Caravana segue para o município de Garanhuns, também no agreste. Na cidade, entre as ações programadas, está uma nova edição da aula de atualização em sífilis, desta vez na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento é gratuito e aberto a todos os profissionais de saúde, com início às 19h30.

Texto: Thiago Graf