COLUNA - Casa saudável | Fonte: Jornal do Commercio

Médicos idosos: 90% estão na ativa

Fonte: Jornal do Commercio

O Brasil tem 414.831 médicos em atividade. Desses, 84.310 estão na faixa etária a partir dos 60 anos. Os números são do levantamento Demografia Médica no Brasil 2018, coordenado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com apoio do Conselho Federal de Medicina. No trabalho, não há dados de Pernambuco por faixa etária. Mas um estudo realizado recentemente, no Estado, revela que, entre médicos idosos a partir dos 65 anos, 90,8% ainda exercem atividades médicas. A pesquisa foi conduzida pelo psiquiatra Rodrigo Cavalcanti Machado da Silva, preceptor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo destaca ainda que 92,3% dos 65 médicos idosos entrevistados consideraram que tiveram um envelhecimento bem-sucedido.

Esse cenário reflete o aumento da expectativa de vida da população, estimada em 76 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. ‘Percebemos que a maioria continua a trabalhar por questões financeiras, mas também pela identidade forte com a profissão médica. Eles relatavam que não queriam parar. Quase 100% dos participantes estavam aposentado de algum vínculo profissional, mas mantinham pelo menos uma atividade médica’, diz Rodrigo, que é especialista em psicogeriatria. De acordo com a pesquisa, entre os que acreditam ter envelhecido bem, prevalece a resiliência, que é a capacidade que pessoas têm de lidar melhor com adversidades.

Os achados do estudo de Rodrigo espelham a rotina, a saúde emocional e os hábitos de médicos que iniciaram o ofício sem nem contar com métodos diagnósticos avançados, como tomografia e ressonância magnética. Construíram uma carreira com maestria, multiplicando discípulos – e também adquirindo conhecimento com eles. ‘Nunca pensei em parar; minha cabeça ajuda demais. Eu me sinto bem como médica. Tenho contato com residentes e aprendo demais com todos. Isso me estimula’, conta a neuropediatra Ana Van der Linden (foto à direita), 79 anos.

Diariamente pela manhã, ela faz atendimentos no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife. Ao consultório particular, ela se dedica um dia por semana. ‘Gosto bastante de cuidar das minhas crianças’, diz. No segundo semestre de 2015, ela se destacou na ciência mundial por perceber, ao lado da filha, a também neuropediatra Vanessa Van der Linden, a frequência aumentada de bebês nascidos com microcefalia associada a características atípicas. Eram os casos da síndrome congênita do zika, que acometeu pelo menos 467 crianças em Pernambuco, considerando os casos confirmados até agora. A rotina profissional de Ana Van der Linden é aliada a um tempo para si mesma. ‘Vou à academia. Faço exercícios orientada por um personal trainer. Gosto de ler e adoro jardinagem’, relata a neuropediatra, que inspira por mostrar que o envelhecimento bem-sucedido também pode estar atrelado a um desempenho produtivo e prazeroso no trabalho.

‘Os médicos idosos ativos na profissão revelaram realizar também atividades sem relação com trabalho, além de cultivarem um bom círculo social”, diz o psiquiatra Rodrigo Silva

Saúde infantil

Com foco no combate a notícias falsas, a campanha Mais que um Palpite chega a um ano de atividades nas redes sociais e acaba de lançar uma cartilha digital que reúne as principais dúvidas coletadas nas páginas da campanha. A publicação, ilustrada e com linguagem leve, reúne informações sobre alimentação, lazer, amamentação, sono e vacinação para orientar as famílias. A cartilha pode ser baixada no site da campanha (maisqueumpalpite.com.br), desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Pediatria com parceria da Pfizer.

Aprendizagem

A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado, que atua apoia pacientes atendidos pela Unidade de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, área central do Recife, está com um projeto para as crianças em tratamento. A iniciativa permite que crianças participem de ações educativas, sob a coordenação de voluntários do curso de pedagogia da Uninabuco. Informações: 3184-1244.

Acne não é apenas uma doença dos adolescentes

Cerca de 80% dos adolescentes apresentam inflamação dos poros da pele do rosto, a afamada acne. Mas atualmente o que tem chamado a atenção é que a prevalência da acne em adultos aumentou, especialmente em mulheres com mais de 25 anos. Um estudo realizado pelo dermatologista Marco Rocha, da Universidade Federal de São Paulo, mostrou que fatores genéticos contribuem para o desenvolvimento da doença, que afeta cerca de 16 milhões de brasileiras. Outras condições, segundo o médico, podem levar à acne na mulher adulta. Deve-se considerar também exposição excessiva ao sol, estresse, alimentação, tabagismo, privação do sono, uso de alguns medicamentos e cosméticos, além de algumas doenças endócrinas. “As mulheres adultas acometidas pela acne sentem muito impacto na qualidade de vida, mais do que na adolescência, fase à qual a doença é geralmente associada”, ressalta Marco Rocha. A boa notícia é que a adoção de hábitos saudáveis, aliada a tratamentos eficazes, prescritos por um dermatologista, podem manter a acne sobre controle. Veja o programa Casa Saudável sobre o tema, com participação da dermatologista Vanessa Medeiros: bit.ly/2GeDiA5.

Mamaço

A Feira Baby Kids, no Shopping Recife, em Boa Viagem, abre espaço na programação para um mamaço – encontro em apoio ao ato de amamentar livremente e à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A ação acontece no dia 28 deste mês, a partir das 16h. Coordenado pelo pediatra Reginaldo Freire e pela produtora Ju Martins, o encontro antecipa as comemorações do mês da amamentação, em agosto. “A amamentação é importante não só para a nutrição, mas por proporcionar conexão entre mães e bebês”, diz Reginaldo. A feira será realizada de 26 a 28 deste mês, a partir das 15h. Há programação para as crianças, como shows da Bandalelê, de Tio Bruninho e da Caixinha de Música. Ingressos: R$ 20. Informações: 3035-0003.

Alzheimer

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz)/Regional Pernambuco promove, no próximo dia 27, das 9h às 12h, no auditório da Ferreira Costa, na Tamarineira, Zona Norte do Recife, duas palestras focadas no envelhecimento. Na ocasião, a procuradora Yelena Fátima abordará os aspectos jurídicos e os direitos do idoso. Em seguida, a farmacêutica Rosalva Perazzo discutirá sobre medicamentos para demência e o protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS), além de orientar sobre os procedimentos para obter o tratamento na rede pública. Investimento: R$ 20. Inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (98802-0263) ou através do site www.sympla.com.br/abrazpe. Para informações sobre grupos de apoio da Abraz/PE para famílias e cuidadores: instagram.com/abrazpernambuco.

Aviso de férias

Pisar no freio faz um bem danado. Então, tentarei desacelerar nos próximos dias de férias. No dia 18 de agosto, esta página retorna com toda a vida de sempre. Enquanto isso, aproveite para navegar bastante pelo acervo de matérias do blog www.casasaudavel.com.br. Outra dica é assistir aos nossos programas da TV JC: www.tvjc.com.br. São mais de 130 opções de vídeos exibidos e gravados ao vivo, com aproximadamente meia hora de duração (cada), em que médicos e demais profissionais de saúde tiram dúvidas sobre diversos assuntos, como obesidade, diabetes, atividade física, depressão, síndrome de Burnout, trombose, cirurgia plástica, sono e alimentação, entre tantos outras temas relacionados a bem-estar e qualidade de vida. Até a volta!

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings