Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Residentes de cirurgia geral se reúnem no Cremepe

A Câmara Técnica de Cirurgia Geral em parceira com os coordenadores das residências médicas da especialidade reuniram os residentes de cirurgia na noite desta quarta-feira (07/08), no auditório do Cremepe, para o I Encontro Científico dos Residentes de Cirurgia Geral de Pernambuco.  A proposta é que tenham encontros mensais, onde cada serviço será responsável por apresentar um tema. As aulas serão gravadas e disponibilizadas no portal do Cremepe.

Um dos idealizadores do encontro, Antônio Cavalcanti, explicou que há muito tempo já havia essa ideia de reunir os residentes, mas em uma reunião no Cremepe que reuniu os 10 coordenadores dos programas de residência em cirurgia do Estado, organizaram o evento. “Todos juntos, imbuídos de fazer com que isso acontecesse, é o principal objetivo, o resto é consequência para vocês (residentes) usufruírem”, disse Cavalcanti.

Este primeiro encontro foi organizado pela residência de Cirurgia do Instituto de Medicina Prof. Fenando Figueira (IMIP) que apresentou as “Diretrizes da OMS para infecção em cirurgia”. O vice-presidente do Cremepe, Maurício Matos, cirurgião coloproctologista abriu o evento colocando a autarquia à disposição dos médicos para encontros de atualização, de educação continuada. “Nos colocamos à disposição para troca científica, de aprendizado, mas também como congraçamento, troca de ideias, para que possamos verificar como cada serviço está funcionando, usar um como espelho do outro para melhorar cada um deles” disse Maurício.

Os residentes do IMIP escolheram começar a aula com um joguinho. Eles desenvolveram um quis online que os médicos baixaram antes de começar a aula. A cada pergunta eles tinham um tempo para responder. Todas as perguntas eram diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), ao final, aparecia o ranking de quem tinha acertado todas as questões. Na sequência o coordenador da residência Antônio Cavalcanti e um dos residentes explicavam cada uma das questões.

Ainda na oportunidade, os coordenadores dos programas do serviço puderam debater métodos de tratamento, protocolos, medicações, além de haver a troca de experiências entre os residentes.