Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Brasília será palco da 13ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego

Com o objetivo de discutir o atual cenário da Medicina de Tráfego no país, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit) promovem entre os dias 12 e 15 de setembro, em Brasília (DF), o XIII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego, o II Congresso de Psicologia de Tráfego e o I Fórum Brasileiro de Educação e Saúde no Trânsito. O evento será realizado com apoio do CFM e da Associação Médica Brasileira (AMB).

Sob o tema “Medicina de Tráfego: o que o futuro nos reserva?”, o Congresso reunirá palestrantes especialistas da área de mobilidade urbana, combinando a perspectiva de pesquisas acadêmicas com casos e experiências de Medicina de Tráfego, além da presença de especialistas internacionais no assunto. O público-alvo do evento são médicos, psicólogos, pesquisadores, engenheiros, militares, entidades do setor de trânsito e estudantes.

Grade científica – A programação científica conta com mesas-redondas, sessões interativas, painéis, palestras e a apresentações de trabalhos. A palestra de abertura do Congresso ficará a cargo do historiador Leandro Karnal, que abordará o tema “A Ética das Relações Humanas com o Trânsito”. Logo após, serão promovidos os lançamentos dos livros da Abramet e da Abrapsit.

No mesmo dia, serão discutidos ainda assuntos como “Psicologia do tráfego no século XXI: novas atualizações, ideias e projetos para o futuro da profissão”; “O profissional de saúde e a necessidade da constante atualização: psicologia em construção”; “Celular e direção veicular: o risco de acidentes no trânsito”; “O uso da tecnologia e das redes sociais a serviço da educação para o trânsito”; “O comportamento no trânsito: o que falar do motorista infrator”; entre outros.

Um dos assuntos-chave deste primeiro dia será o Projeto de Lei (PL) 3267/19, que visa a mudança em partes do texto do Código de Trânsito Brasileiro, podendo torná-lo menos rigoroso. Na oportunidade, ocorrerão três painéis sobre o tema: “PL3267/19 um projeto de lei que vai na direção ou na contramão da vida? – Visão do Executivo e de Especialistas’; “PL 3267/19 e as mudanças no CTB: impactos no Sistema Nacional de Trânsito”; “PL 3267/19 – um projeto de lei que vai na direção ou na contramão da vida? – Visão do Legislativo”.

Já no sábado, segundo dia de evento, haverá a Conferência Magna “Passado, presente e futuro da Medicina de Tráfego”, com Flávio Adura. Após, será realizada a entrega do “Prêmio Nils Ivar Bohlin”, em comemoração aos 60 anos do cinto de segurança. Na ocasião, serão debatidos ainda assuntos como “Atualização em epidemiologia de acidentes”; “DPVAT: atualização em valoração do dano e perícia médica”; “Os custos econômicos e sociais dos acidentes de trânsito no Brasil: perspectivas e soluções”; “Avaliação de condutores e candidatos à condutores com transtornos mentais”; e “Valorização do Trabalho Médico e Psicológico”; e mais.

Neste dia, ocorrerão ainda conferências de dois especialistas canadenses: Marie Claude Ouimet, que abordará o tema “What can we learn from diferent reserach methods in traffix safety: focus on naturalistic and simulation studies?”; e Thomas G. Brown, que falará sobre“Clinical and reserach approches for categorizing risk and intervention needs for impaired driving prevention: who needs what?”.  Ambas as exposições contarão com tradução simultânea para o português. Além disso, serão realizadas também reuniões da diretoria e das federadas da Abramet e da Abrapsit. O domingo será dedicado à prova de titulação da especialidade.

Cursos – No dia 12, entre 9h às 17h, serão realizados oito cursos pré-congresso sobre temas inerentes à medicina e à psicologia de tráfego. Entre os assuntos abordados estarão “Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM)”; “Normas regulamentares para a atuação do Médico de Tráfego no processo de habilitação de condutores e candidatos a condutores com deficiência física motora (mobilidade reduzida)”; “Fisiologia do voo e transporte aeromédico”; “APH – Atendimento Pré-Hospitalar”; “Atendimento de primeiros socorros a bordo de voo comercial: tudo o que o médico de tráfego deve saber”; “Atualização em avaliação dos distúrbios do sono”; “Desenvolvimento da psicologia do trânsito no Brasil e seu processo de evolução”; e “A perícia psicológica no contexto trânsito”.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do encontro, acessível em   congressoabramet.com.br

Fonte: Abramet