INAUGURAÇÃO | Fonte: Assessoria de Comunicação do Cremepe

Araripina ganha delegacia regional do Cremepe

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cremepe

A solenidade de inauguração da sede Regional do Cremepe em Araripina foi emocionante e prestigiada por médicos e políticos da região. Quem chegava à rua Francisca Ramos Nogueira, na noite da terça-feira (13/08/2019), já ouvia os clarins da Banda Marcial da cidade (Banda Álvaro Campos) que davam as boas vindas aos convidados. “A nova sede cumprirá todas as funções precípuas do Conselho” sinalizou o presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins.

A Regional de Araripina conta com cerca de 347 m² de espaço construído, com infraestrutura que proporciona conforto e comodidade aos médicos e à população. A delegacia tem um espaço reservado, onde o médico poderá utilizar o computador e ter acesso ao wi-fi, com privacidade além de um auditório. A nova regional funcionará das 8h às 17h. “Estamos trazendo também para essa delegacia o aspecto cartorial para que os médicos possam tirar os documentos necessários para o exercício da sua profissão, como a carteira do médico, apresentar o diploma, registrar a sua especialidade, além de estramos trazendo a educação continuada, inclusive vamos trazer alguns cursos de atualização”, explicou Lins.

O prefeito do município, Raimundo Pimentel, que também é médico prestigiou a inauguração e fez um discurso de gratidão. “Agradeço como prefeito, como médico e como cidadão, essa grande conquista de ter uma sede do Cremepe em Araripina”. Para ele é importante essa aproximação do Conselho, essa descentralização e o valor de ter escolhido Araripina para uma das quatro delegacias da entidades.

Confira as fotos da inauguração 

 “É um prêmio para Araripina e fico muito feliz que isso tenha acontecido na minha gestão. É uma satisfação para toda a região, toda a categoria da região vai ter o acesso as informações ao exercício da medicina que tem a sede, em Recife, então isso para gente facilita bastante, nós que vivemos a 700 km longe da nossa capital e não precisaremos mais nos deslocar para resolver algumas demandas”, disse o prefeito. E concluiu seu discurso dizendo que a prefeitura já disponibilizou um outro terreno para a construção de uma sede própria para a autarquia, uma vez que com a faculdade de medicina programada para começar a funcionar no começo de 2020, as demandas do Conselho irão aumentar.

“Lembro que no ano que vem já estará funcionando a faculdade de medicina na nossa região, uma grande conquista, uma grande luta, não foi fácil selar essa conquista da faculdade de medicina, mas o prédio já está sendo construído de maneira acelerada e se Deus quiser em janeiro já vamos ter o prédio pronto para receber a homologação do curso pelo Ministério da Educação” completou.

O delegado titular do Cremepe na cidade, Valmir Lacerda Filho, garantiu que a delegacia será um braço do Cremepe no interior. “Com essa delegacia, o médico e a população vão estar interligados em um lugar que pertence a nossa terra, Araripina. O Araripe vai estar muito bem representado por essa delegacia, através da Associação médica, do Sindicato dos médicos, e nós que estamos fazendo a delegacia, vamos brindar a população com os serviços cartoriais, com inscrições de futuros médicos, fiscalizações”, disse Valmir.

Na sequencia, o 2º vice-presidente do Cremepe, Fernando Oliveira, o responsável por todas as ações de interiorização do Conselho destacou que em 9 meses de gestão, o Conselho está cada dia mais atuante nas  cidades do interior, sempre com apoio dos colegas médicos. “Essa é uma promessa de campanha e em 9 meses já conseguimos abrir a delegacia de Araripina, reformar a de Serra talhada e o próximo passo é a de Garanhuns”, indicou.

O Conselheiro Antônio Lopes, natural de Moreilândia, a 143 km de Araripina, que tem “raízes familiares” na região fez questão de homenagear seus conterrâneos contando um pouco da sua história e referências da cidade. “Em uma tarde em frente a roça, sozinho, era o mês de agosto, estava muito quente. Eu suado, da cabeça aos pés, me segurei no cabo da enxada e fiz uma prece. Era um clamor, minha nossa senhora arruma um jeito de eu poder estudar. Terminei o expediente e fui para minha casa que era uns seis quilômetros e estava um alvoroço que eu iria estudar. “Vicente passou aqui e disse que você vai estudar” e começou a epopeia. Vai para Recife, estava fora de faixa, o colégio Nóbrega não me quis, mas o Salesiano quis. Fazendo admissão em Salgueiro, padre França Dourado, bateu na minha cabeça e disse,  na casa paroquial, você vai ser meu médico na casa de saúde Santa Maria que estou construindo em Araripina” e assim começou a trajetória na medicina. Ele também homenageou os médicos araripinenses Vicente e Salomão Modesto. (confira o discurso completo)

As entidades médicas de Pernambuco também participaram da solenidade. A presidente do Sindicato dos Médicos (Simepe), Cláudia Beatriz, destacou que a inauguração foi um esforço coletivo das entidades médicas de Pernambuco. “É a aproximação das três entidades, onde a gente consegue fazer uma sinergia dos nossos trabalhos em prol do médico e da população”, explicou. Ela ainda disse que os profissionais médicos também podem contar com a regional do Simepe em Ouricuri, fundada há oito anos.  “A nossa natureza enquanto entidade é a defesa da categoria, estar lutando em defesa das condições de trabalho e eu fico extremamente feliz de ter hoje aqui uma sede do Conselho de medicina onde a gente possa ter uma parceria cada dia mais estreita no ponto de vista da fiscalização das condições de trabalho e no mais agradecer a oportunidade”, completou Cláudia.

Ainda sobre a união das entidades médicas, a presidente da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Helena Carneiro Leão, explicou que Pernambuco é referência na atuação conjunta. Cada entidade tem sua função, mas andam juntas. Ela explicou que o papel científico da Associação irá contribuir com a educação continuada dos médicos da região. Por fim, o presidente do Cremepe assinou a abertura da delegacia e descerrou a placa junto com as presentes da AMPE, Simepe e os membros da delegacia: José Valmir Ramos Lacerda Filho (delegado), Juliana Araújo Pinheiro Alencar (2ª Secretária) e os suplentes Dallany Suelen Alencar Sampaio Lins e Divannagóras Bezerra de Holanda. Também fazem parte da delegacia Agamenon Braz da Penha  (1º Secretário) e Alexandre Arraes Lage.

Porém, a parte mais emocionante da noite foi a homenagem a um dos médicos mais antigos de Araripina, Dr. Pedro Alves Batista. O detentor do CRM-PE 1081 destaca-se por toda atividade desenvolvida na cidade. É o fundador da Casa de Saúde São José e o primeiro médico a realizar a primeira cesariana em Araripina. Ele também foi entrevistado para fazer para te do livro do Cremepe “Memórias da Medicina” – 3ª edição. (confira o discurso completo do homenageado)

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings