SIMPÓSIO | Fonte: Divulgação

Simpósio discute cirurgia robótica aplicada às doenças do tórax

Fonte: Divulgação

Recife vai sediar o I Simpósio de Cirurgia Robótica aplicada a patologias torácicas, de 20 a 22 de setembro, no hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem. O evento científico, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), é voltado para cirurgiões torácicos com foco em cirurgia minimamente invasiva e também para outras especialidades que lidam com doenças potencialmente cirúrgicas do tórax, como tumores de pulmão, mediastino, traqueia, pleura, entre outros.

As inovações técnicas e as perspectivas futuras na utilização da cirurgia robótica para o tratamento destas doenças serão debatidas entre os profissionais da saúde. Este será o primeiro evento na região com foco em novas tecnologias disponibilizadas aos pacientes.

A robótica traz a possibilidade de maior precisão diagnóstica e terapêutica, com otimização nas intervenções minimamente invasivas, antes feitas apenas por videocirurgia. Consolida, ainda, Recife como centro de ponta e alta tecnologia na área médica, com cirurgiões pioneiros nessa área.

A programação contempla discussões sobre os atuais pilares no tratamento, os desafios do diagnóstico e os benefícios da utilização do robô. Também haverá apresentação e debates sobre casos clínicos reais e complexos pela equipe multiprofissional, que inclui cirurgiões torácicos, pneumologistas, oncologistas, radioterapeutas, radiologistas e patologistas.

Os grandes temas estão divididos em grandes áreas, tais como os avanços em oncologia torácica, princípios da cirurgia torácica robótica, ressecções pulmonares, ressecção mediastinal e complicações da cirurgia robótica torácica. Uma atividade prática será realizada no centro cirúrgico com o uso de simulador, permitindo que todos manipulem e conheçam o robô, além de uma cirurgia em tempo real transmitida ao vivo para os especialistas.

Os principais temas estão divididos em grandes áreas, tais como os avanços em oncologia torácica, princípios da cirurgia torácica robótica, ressecções pulmonares, ressecção mediastinal e os aspectos ético-legais da implementação da cirurgia robótica na prática médica, contando com entidades de representação hospitalares, dos conselhos de medicina e sociedades de especialidade. O simpósio terá demonstração da plataforma robótica, simuladores e conhecimento in loco dessa realidade para os cirurgiões inscritos no “Hands On”.

Para outras informações e inscrições: www.simposiorobotica.com.br

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings