14 de novembro | Fonte: Com informações da Alepe

Assembleia Legislativa celebra Dia Mundial do Diabetes em Reunião Solene

Fonte: Com informações da Alepe

Em 1991, a Federação Internacional de Diabetes e a Organização Mundial de Saúde instituíram uma data dedicada a alertar a sociedade sobre uma disfunção orgânica que atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi tema de Reunião Solene realizada, nesta terça (12), pela Assembleia Legislativa, por solicitação do primeiro-secretário da Casa, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). O presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, participou da solenidade e foi homenageado com o certificado de honra por contribuir para a saúde de Pernambuco.

“Essa data representa um esforço coletivo para incentivar a prevenção e os cuidados com o diabetes”, afirmou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), na abertura da cerimônia. O dia foi escolhido para marcar o aniversário do médico canadense Frederick Banting, que descobriu a insulina em 1921. A descoberta, feita em parceria com o assistente dele, Charles Best, foi fundamental para o tratamento da doença.

O diabetes é um distúrbio metabólico que causa elevado índice de mortalidade e muitas complicações, entre as quais insuficiência renal, perda da visão e alteração da sensibilidade nos membros inferiores, podendo causar úlceras e amputações. Uma das medidas de precaução é o controle do consumo diário de alimentos, além do cuidado com a forma física por meio de exercícios e caminhadas, sempre sob supervisão médica.

O apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Dia Mundial do Diabetes resultou na campanha Novembro Diabetes Azul, com referência à bandeira da entidade internacional. Com a solenidade, a Alepe reforça o alerta a todas as pessoas contra os males dessa disfunção, acredita Clodoaldo Magalhães. “A Assembleia Legislativa, como legítima representante dos interesses do nosso povo e atenta a tudo que diga respeito ao seu bem-estar, tem feito questão de enaltecer o Novembro Azul ao longo desses últimos anos”, discursou.

O parlamentar ainda destacou que a enfermidade tem sido tema recorrente em leis aprovadas na Casa, a exemplo da que estabeleceu a Semana Estadual de Prevenção e Controle do Diabetes, a que garante permissão irrestrita para pessoas com a doença portarem insulina em eventos e a que obriga escolas a disponibilizarem aos alunos lugares adequados para armazenar esse hormônio. “Devemos empreender todos os esforços para que a informação e o acesso ao tratamento adequado cheguem ao máximo de pessoas possíveis”, pontuou Magalhães.

Durante a cerimônia, a médica Geísa Macedo, presidente regional da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), recebeu uma placa comemorativa em alusão à data. Ela registrou o pioneirismo da Alepe ao promover uma solenidade em honra ao Dia Mundial do Diabetes. “Foi a primeira que abraçou a data. Estou muito feliz com isso e dou os parabéns. Os Poderes Públicos precisam abraçar essa causa para que ajudemos uns aos outros a fim de tratar melhor e evitar a maior despesa na saúde pública, que são as complicações crônicas.”

Outras dez personalidades que contribuem para a saúde no Estado receberam diplomas: os médicos Gustavo Caldas (vice-presidente da SBD), Mário Fernando Lins (presidente do Cremepe), José Luciano Albuquerque (presidente regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), Elcy Falcão (presidente de honra da Associação Pernambucana do Diabético Jovem) e Jacqueline Araújo (chefe do Serviço de Endocrinopediatria da UFPE).

Também foram entregues certificados a Nair Cristina Almeida (secretária da Associação Médica de Pernambuco), Paulo Ricardo Vasconcelos (presidente da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular de Pernambuco), Liana Ventura (vice-presidente da Fundação Altino Ventura), Frederico Cavalcanti (coordenador da Unidade de Nefrologia do Real Hospital Português – RHP) e Maurílio Rodrigues (diretor do Realcor do RHP). Durante a Reunião Solene, houve apresentações do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Casa.

Agenda – Também dentro dos eventos do Novembro Diabetes Azul, a Assembleia promoverá no próximo dia 19 de novembro (terça), das 9h às 13h, a Campanha Alerta Diabetes, com foco na detecção e orientação sobre a doença. Aberta ao público, a ação ocorrerá no hall do Anexo I da Casa.

Na ocasião, será oferecida, gratuitamente, a verificação da bioimpedância (detecção de sobrepeso e obesidade) e da pressão arterial, além das avaliações de fundo de olho e do pé de risco. Ainda haverá orientação nutricional para os participantes. Serão disponibilizadas 500 vagas para as consultas, acessíveis a todas as pessoas com mais de 18 anos.

O evento terá o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Estaremos junto da Assembleia promovendo essa ação efetiva para o povo, mostrando a importância do diabetes, fazendo as medições e dando informações”, explicou a presidente regional da entidade. “A diabetes é a maior causa de amputação no mundo e, com um teste simples feito por meio de um aparelho que custa R$ 22, conseguimos saber se o pé tem risco”, explicou Geísa Macedo.

Além disso, às 13h30, os parlamentares estaduais participarão do Abraço Azul em prol da conscientização sobre o diabetes. O ato simbólico ocorrerá em frente ao Edifício Miguel Arraes, que abriga o Plenário da Alepe, na Rua da União (Centro do Recife).

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings