saúde | Fonte: Folha de Pernambuco

Saiba a diferença entre carboidrato simples e complexo

Reportagem: Rafael Coelho Fonte: Folha de Pernambuco

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Antes de explicar as diferenças, você precisa entender o que são carboidratos. “Carboidratos são compostos orgânicos com uma estrutura rica em átomos de carbonos e hidrogênios.” Vamos simplificar: a principal função do carboidrato no nosso corpo é fornecer energia para as células. Como o carboidrato é uma fonte de energia no organismo, quando consumido em excesso, provoca o ganho de peso ao ser armazenado na forma de gordura. Por isso, para um processo de emagrecimento, basicamente, se faz necessário balancear a perda de energia, por isso a importância da relação “comida-atividade física”. Então, já entendemos que o carboidrato fornece energia para o corpo e, claro, se for bem dosado, precisamos dele no nosso cotidiano, tanto quanto os lipídios e proteínas.

E o que seriam carboidratos simples e complexos?

Carboidratos simples: têm alto índice glicêmico. Os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo organismo. Quando esses alimentos são ingeridos, os carboidratos são rapidamente absorvidos, gerando um pico de glicemia e, em seguida, de insulina no organismo. Os altos níveis de insulina indicam ao corpo esse excesso de carboidrato e fazem com que eles sejam retirados da circulação e armazenados na forma de gordura, o que favorece o ganho de peso e atrapalha a forma física.

Os carboidratos complexos são de baixo índice glicêmico, são alimentos ricos em nutrientes e fibras, o que torna mais lentas a digestão e absorção da glicose, ou seja, não transformam em excesso de gordura em nosso corpo.

Alimentos com carboidratos simples: açúcar, mel, refrigerantes, sorvetes, doces de uma forma geral, chocolates, farinha refinada.

Alimentos com carboidratos complexos: alimentos integrais, sementes, batata doce, inhame, macaxeira, aveia.
Para o emagrecimento, é indicado fazer um cardápio equilibrado e exercícios físicos. Os carboidratos do tipo complexos, pois, saciarão melhor o organismo, além de serem fontes de vitaminas e fibras. O seu intestino agradece. Lembrando que é importante realizar um balanço geral da sua saúde com um médico.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings