Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Vereador realiza reunião solene em homenagem aos médicos

Para homenagear a categoria dos médicos de Pernambuco, o vereador Benjamin da Saúde (Patriota) realizou reunião solene na manhã desta sexta-feira (6), quando destacou o trabalho realizado por 29 profissionais que atuam no Recife e entregou diplomas de reconhecimento a cada um. “Para mim é uma honra, como vereador, homenagear essa categoria tão necessária, dedicada e desprendida. Falar de médico é falar de anjos. Anjos que estão sempre no lugar certo, na hora certa e prontos para ajudar. Que não escolhem raça, cor, gênero ou etnia e vê apenas um ser humano quando se depara com um paciente”, afirmou o parlamentar.

A reunião solene foi conduzida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal do Recife. Ele formou a mesa com a presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco,  Cláudia Beatriz Câmara e Andrade Silva; o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Maurício Matos;  a presidente da Associação Médica de Pernambuco, doutora Helena carneiro leão; e a gerente de Relações Institucionais da Secretaria de Saúde do Recife, Liliane Arruda, que representou o secretário Jailson Correia.

Num discurso marcado pela emoção, Benjamin da Saúde questionou: “Quantas vezes você como profissional não precisou respirar fundo e exercitar a paciência, quando se deparou com aquele enfermo impaciente, que achava que sabia mais do que você? Como técnico em enfermagem que sou, tive o privilégio de conhecer e trabalhar com vários médicos. Aprendi muito com alguns deles, não só na forma de exercer minha profissão, mas na maneira de agir e tratar as pessoas”, disse.

Benjamin da Saúde acrescentou que, como vereador e como técnico e colega de profissão, jamais conseguirá expressar o valor que tem o olhar cuidadoso e atencioso de um profissional médico. “Em nome dos milhares de pacientes que passam pelos consultórios, enfermarias e emergências todos os dias, quero dizer muito obrigado. Obrigado por terem escolhido cuidar das pessoas, por não deixarem que a profissão te fizesse achar melhor do que os outros e por todas as vezes que se colocaram no lugar do paciente para entender como médico”.

A presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Cláudia Beatriz Câmara e Andrade Silva, fez o discurso de agradecimento. “É com alegria que recebemos, enquanto categoria, essa homenagem. Medicina é uma das profissões mais antigas da humanidade e o médico é um profissional que sai de casa todos os dias pela manhã para ajudar o próximo. Medicina é a arte de cuidar, de tocar, de ouvir, de aliviar, de curar. Todos os profissionais que  aqui estão lidam com os problemas da saúde e essa é uma luta constante, uma luta de resistência, de crença naquilo que fazem”.

A médica acrescentou que a homenagem feita pelo vereador teve “motivação festiva”, mas disse que queria aproveitar a oportunidade “para pedir que os vereadores do Recife voltem seus olhares para a categoria médica, que tanto luta pela saúde e está tão próxima do sofrimento humano tanto pela questão da saúde em si como da condição social dos pacientes”.

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Maurício Matos, agradeceu pela homenagem prestada aos médicos. “Todos nós vivemos um momento de turbulência na saúde e a população enfrenta dificuldades na busca de melhores condições de assistência.  Receber esta homenagem nessa ocasião, é gratificante tanto para o Cremepe e por extensão para todos os médicos do Estado. O reconhecimento em si já é um reforço nas nossa disposição de trabalho”.