Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Presidente participa do Café com saúde da prefeitura do Recife

As ações e perspectivas para a saúde do Recife em 2020 foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (20/12), no Café com saúde, em um hotel da Zona sul da Cidade. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o secretário de saúde, Jailson Correia, comandaram as falas. Eles apresentaram os projetos para a área, entre eles, destaca-se o hospital do Idoso e o recém-inaugurado setor de alto risco do Hospital da Mulher do Recife.

Para o prefeito o mais importante do trabalho que está sendo realizado é a união de todos. “Eu crédito tudo isso (todas a as ações da saúde), uma estratégia muito clara do que a gestão da saúde na cidade hoje e a importância de todos vocês nesse processo, só faz se for todo mundo junto. O povo precisa é hoje, o povo tem pressa”, defendeu o prefeito.

O presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, por sua vez parabenizou a iniciativa da gestão e fez referência ao pensador brasileiro, o Visconde de Itaparica, Alexandre Argolo, que diz o seguinte: ‘o possível está feito, o impossível será feito” e completou “o prefeito segue essa linha, ele realmente olha para o futuro, ele faz o possível” e pediu que o impossível também seja feito com um olhar especial para as doenças negligenciadas que estão voltando com muita força – hanseníase, tuberculose e Sífilis.

Prontamente o secretário municipal de saúde respondeu ao pedido do Cremepe explicando que na medida em que há o empobrecimento da população, a desigualdade aumenta e a exclusão social se aprofunda essas doenças têm ressurgido, mas que já existem grupos de trabalhos para tratá-las e que Recife recebeu em Brasília o prêmio de estratégia de combate à Sífilis porque começou a reverter, na contramão do que acontece no país, os indicadores da sífilis congênitas na nossa cidade. Também estamos em tratativas avançadas com a Organização Pan-americana de Saúde para através de um termo de cooperação técnica, poder somar esforços com o Estado de Pernambuco e fazer com que hanseníase e tuberculose sejam esquecidos.

Também estiveram no Café com saúde a conselheira federal de Pernambuco, Helena Carneiro Leão, o provedor do Hospital Português, Alberto Ferreira, a presidentes da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas de Pernambuco, Tereza Campos e o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão.