Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Médicos do HC são organizadores do livro “Geriatria”

Sete médicos geriatras do Hospital das Clínicas da UFPE são autores e organizadores do livro “Geriatria”, editado pela Medbook Editora Científica. Ao lado deles, outros 131 profissionais são responsáveis pela elaboração de 75 capítulos distribuídos em 576 páginas. O livro já está disponível em diversas livrarias online.

“O livro é fruto de um ano de trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por médicos de diversas especialidades e profissionais da área da saúde (como nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outros) e aborda diversos aspectos da geriatria (o tratamento de doenças) e da gerontologia (estudo do processo de envelhecimento)”, explica a geriatra do HC e uma das organizadoras do livro, Isaura Peixoto.

Além de Isaura Peixoto, são organizadores da obra Lucas Diniz, Daniel Gomes, Daniel Kitner, Eduardo Figueiredo, Maria Magalhães e Rafaella Peixoto.

A geriatria é um ramo da medicina de grande complexidade em virtude das particularidades que envolvem o cuidado aos pacientes idosos e suas famílias. “É também muito nova essa especialidade. No Recife, as residências médicas em Geriatria são recentes”, completa Isaura.

No exame físico e no diagnóstico, por exemplo, o clínico e o geriatra têm o desafio de conhecer as particularidades das doenças do adulto e do idoso para determinar o que é fisiológico (as perdas de funções que são naturais do envelhecimento, a senescência) e o que é patológico (as doenças, conhecidas como senilidade).

O livro oferece uma visão ampla sobre a especialidade e aponta caminhos e diretrizes não apenas para os especialistas e demais profissionais da medicina e da área de saúde, mas também para aqueles com interesse em compreender o processo de envelhecimento e aplicá-lo no cuidado aos pacientes idosos.

Texto: Moisés Holanda (HC/UFPE)