Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Dezembro acabou, mas o?Verão?continua?Laranja!

Estudos mostram que 70% ou mais da radiação solar que recebemos durante a vida é adquirida no dia a dia e, somente 30% da radiação é obtida durante momentos de lazer.  Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia reforça a necessidade do uso de chapéus, blusas e óculos?com proteção UV,?barracas e protetores solares, sendo essas algumas das medidas fotoprotetoras básicas que precisam ser praticadas durante o ano, mesmo em dias nublados ou durante o trabalho. O protetor solar deve ter sempre um fator de proteção (FPS) 30 ou maior.  

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia lembra ainda que o brasileiro ama sol e que, com a chegada do verão e das altas temperaturas, todos devem redobrar os cuidados para prevenir o tumor de pele.?Os grupos de maior risco são indivíduos de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e muitas pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.  

O Brasil é um dos países com maiores índices de radiação solar ultravioleta. Mas afinal, o que é isso? 

 

É a mais forte radiação eletromagnética emitida pelo sol e, portanto, oferece muitos perigos para os seres vivos presentes no planeta. Quando os raios UV atingem a pele, podem alterar suas células e provocar envelhecimento precoce, reações fotoalérgicas, alterações imunológicas e câncer de pele. A superfície terrestre recebe uma incidência menor desses raios graças à camada de ozônio, que nos protege de seus malefícios, atuando como um escudo.  

 

E vale um alerta: não importa  se o dia está claro ou nublado, os raios UV atingem a pele da mesma forma. Isso acontece porque as nuvens não filtram os raios ultravioletas. Além disso, como no mormaço as pessoas não sentem calor, elas costumam ficar mais tempo expostas ao raios UV.  

 

Aproveite a chegada de 2020 para adotar novos hábitos. Comece o ano praticando uma rotina de proteção solar diária. Além disso, espalhe para seus familiares e amigos os riscos da exposição solar desprotegida,  as medidas fotoprotetoras para a prevenção dos raios ultravioletas, estimule o diagnóstico dos #sinaisdocancerdepele no seu início e incentive a consulta a um dermatologista SBD, pelo menos uma vez ao ano, para avaliação e possível identificação do câncer e outras doenças da pele, cabelos e unhas. 

 

Saiba reconhecer o IUV: É um padrão internacional de medição da força de raios ultravioleta (UV) em um determinado lugar e tempo e tem como objetivo ajudar as pessoas a efetivamente protegerem-se da radiação UV, que tem benefícios para a saúde em doses moderadas, mas em excesso causa queimaduras solares, envelhecimento da pele, danos ao DNA, câncer de pele, entre outros.  

 

INDICE UV BAIXO (até 2) 

 

 ÍNDICE UV MODERADO (de 3 a 5) 

 

 ÍNDICE UV ALTO (de 6 a 7) 

 

 ÍNDICE UV MUITO ALTO (de 8 a 10) 

 

 ÍNDICE UV EXTREMO (acima de 11) 

 

  

Fique atento aos #sinaisdocancerdepele?e participe do #veraolaranjaPara saber mais sobre a campanha, acesse: www.dezembrolaranja.com.br?