Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza UPA olinda, nesta terça-feira

Após uma denúncia do Sindicato dos Médicos de redução do quadro de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gregório Lourenço Bezerra, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) convocou os diretores da Unidade nesta segunda (20) e vistoriou o serviço nesta terça-feira (21/01). Em menos de 24 horas após o contato com a gestão, o médico fiscal da entidade, Sylvio Vasconcellos, esteve na UPA para identificar o número de atendimentos no serviço, transporte de pacientes e escala médica. As informações serão levadas à plenária do Cremepe.

Confira o que foi discutido na reunião de segunda (20) – Escala médica da UPA Olinda é pauta de reunião

A UPA é porte três e gerida pela Organização Social (OS) Fundação Prof. Martiniano Fernandes – IMIP Hospitalar. No contrato de gestão, a quantidade de atendimentos é de 12.375 pacientes divididos nas especialidades de clínica médica, ortopedia e pediatria, entretanto, só na clínica médica, a média de atendimento é de 150 pacientes em 24h, ou seja, 4500 atendimentos em média por mês. Onde a taxa de ocupação é sempre superior a 100%, com 70% dos atendimentos classificados como verdes, de acordo com o protocolo de Manchester.

Porém, o problema é que o contrato com a OS completou 10 anos e será necessário abrir um processo licitatório para uma nova contratação. De acordo com a gestão da unidade, neste novo edital há uma cláusula que diminui a quantidade de médicos para o período noturno. “Antes eram 5 médicos a noite, e no novo contrato serão 4”, explicou a coordenadora geral da unidade.

TRANSPORTE – A UPA conta apenas com uma ambulância básica para o transporte de pacientes, além disso, não há uma equipe exclusiva para transferências – como estabelece a Resolução CREMEPE Nº 11/2014. Assim, o médico do plantão que faz a transferência de urgência. Quando há vaga através da Central de Regulação, a terceirizada do contratada pelo estrado manda a ambulância com equipe.

Diante dos dados da fiscalização, a diretoria do Conselho irá levar a pauta para ser discutida com os conselheiros em plenária.