Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Mesa redonda discute coronavírus

A Sociedade Pernambucana de Infectologia, com apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), realizou a Mesa Redonda sobre o Coronavírus na segunda – feira (10/02). O evento tratou de questões ligadas ao novo vírus que está se disseminando na China e já é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. As aulas foram gravadas e estão disponíveis no canal do Cremepe no youtube.

O encontro trouxe temas como “Vigilância epidemiológica – estamos preparados?”, “Aspectos clínicos – como detectar precocemente”, “Panorama mundial- e os viajantes?”. Os assuntos foram apresentados por George Dimech (Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco); Demetrius Montenegro (Infectologista) e Sylvia Lemos (Infectologista).

O objetivo da mesa redonda foi esclarecer as dúvidas sobre o vírus e conversar um pouco sobre o que está acontecendo, desmistificando a doença para a comunidade médica e para a sociedade. “Não existe vírus sendo transmitido de pessoa para pessoa fora da China, então as pessoas hoje que chegam à emergência ou em algum serviço de saúde com um quadro de tosse, febre e falta de ar ainda não se vai cogitar o coronavírus, a não ser que tenha vindo de um país onde tenha circulação do vírus”, pontuou o Infectologista Demetrius Montenegro.

O secretário de saúde George Dimech explicou as medidas do Ministério da Saúde (MS) “Nosso principal objetivo é que no caso de chegar até nós um caso de coronavírus, que a gente detecte ele o mais rápido possível, a tempo de isolá-lo e não permitir que esse caso se transforme em mais casos, para isso há toda uma rede trabalhando desde o aeroporto até a possibilidade de detecção deles dentro da população, isso também trabalhando para que nenhum dos serviços se exponha à doença”, destaca.

Texto: Larissa Aracelly