Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Proteja a sua pele, cabelos e unhas durante o carnaval!

Carnaval é época de curtir blocos de ruas, ir atrás do trio elétrico, acompanhar os desfiles das escolas de samba, viajar e/ou ir à festas. Seja qual for a sua forma de curtir a folia, não esqueça de cuidar da sua pele, cabelos e unhas.

 “Vale lembrar que tudo o que é exagerado faz mal e que utilizar produtos de forma errada pode causar sérios danos à pele e, principalmente, à saúde. Além disso, o carnaval acontece no verão. Então, os cuidados com o sol devem ser redobrados durante as atividades ao ar livre. Também não esqueça de usar roupas e sapatos confortáveis para evitar problemas”, alerta a Dra. Alessandra Romiti, Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Se você está se preparando para curtir a época mais animada do ano, veja as dicas e orientações que a Sociedade Brasileira de Dermatologia tem para os foliões curtirem o carnaval com saúde:

Brilhos, maquiagens, pinturas, espumas, sprays de pintar cabelo e fantasias

Todos esses itens podem ter substâncias que causam alergias, dermatite de contato, ardência ou coceira. Portanto, não utilizem espumas, pinturas e aprays de cabelo em excesso. Em relação às maquiagens e brilhos, prefira os produtos de marcas confiáveis. Já sobre as fantasias, opte por materiais leves e evitem tecidos sintéticos. Em caso de irritação, lave a área afetada com água e sabonete imediatamente e, em casos de piora, procure um dermatologista associado à SBD

Hidratação

Cuide da sua saúde durante o carnaval bebendo bastante água ou água de coco para não deixar as altas temperaturas e o agito te desidratarem. Também abuse dos hidratantes corporais e faciais para evitar o ressecamento da pele.

Cuidado com os pés

Proteja seus pés de calos, traumas e risco de cortes. Use sapatos confortáveis e folgados, de preferência tênis. Se mesmo com todo cuidado surgirem bolhas nos pés, o melhor é não estourar para não infeccionar, proteger com um curativo e usar um sapato que não provoque atrito na região. Assim, você poderá curtir por mais tempo e sem dor a época do ano mais esperada pelos foliões.

Infecções sexualmente transmissíveis (IST)

Não deixe de usar camisinha. Ela pode evitar doenças como Sífilis, HPV, HIV, e Hepatites B e C. As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem trazer uma série de danos à saúde. Seja responsável!

Proteção solar

O sol pode provocar, de imediato, queimadura solar e insolação. Inclua no seu kit carnaval chapéu ou boné de aba larga, óculos de sol com proteção UV e o filtro solar com FPS30, no mínimo, e reaplique a cada 2h porque o produto sai com o suor. Também opte pelo o protetor físico (com cor) já que tem maior aderência à pele, durabilidade e resistência ao suor. Além disso, se programe para aproveitar a folia até às 10h ou após às 15h, fora do horário de pico do sol. Outra dica importante é que ao entrar em contato com frutas cítricas (limão, tangerina e caju), in natura, sucos ou picolés, lave bem a região com água e sabonete e reaplique protetor solar na área antes da exposição solar para evitar queimaduras e manchas.