Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Governo de Pernambuco orienta testagem de Covid-19 nos profissionais de saúde

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) publica, nesta sexta-feira (03.04), nota técnica orientando sobre a realização dos testes (RT-PCR) de Covid-19 em profissionais de saúde. No documento, é reforçada a ordem de prioridade, que será para os profissionais que atuam nas UTI que atendem casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, seguidos daqueles que trabalham em emergências, todos da enfermagem e todos da Atenção Primária que também atendem pacientes suspeitos e confirmados, além dos técnicos que realizam a coleta de swab, independente do local de trabalho.

A orientação é que os profissionais façam a coleta do material na sua unidade de atuação. No caso de algum apresentar sintomas respiratórios durante o período de trabalho, a orientação é informar à chefia imediata para que a coleta seja feita e, em seguida, ser liberado para o isolamento. Os que estão sintomáticos no ambiente domiciliar também devem conversar com sua unidade para verificar a logística da coleta, que deve ser feita em até 7 dias do início dos sintomas.

Todos aqueles que apresentam sintomas respiratórios devem permanecer em isolamento domiciliar. Caso seja confirmada a Covid-19, devem continuar em casa por 14 dias. Sendo negativo, deve-se retornar ao trabalho de imediato. Os contatos domiciliares dos sintomáticos respiratórios também farão a coleta de swab, seguindo as orientações do serviço de saúde em que o profissional de saúde trabalha.

“Estamos ampliando a nossa capacidade de testagem e, por isso, além dos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, focando nos exames para os profissionais de saúde, num esforço para garantir a segurança e cuidado também para esse público e também para os pacientes atendidos por eles. Queremos ter mais esse cuidado com aqueles que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 em nosso Estado”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.