Saúde | Fonte: Diario de Pernambuco

Esporte individual liberado ao ar livre

Fonte: Diario de Pernambuco

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco.

Diversas modalidades poderão ser praticadas em praias, parques e orlas do estado a partir de segunda-feira. Ontem, o Recife autorizou treino com personal

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, anunciou ontem que a partir da segunda-feira (6) estará liberada a prática ao ar livre de esportes individuais – incluindo atletismo, ginástica, tênis e natação, por exemplo – nas praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas de Pernambuco. A medida só não vale para lutas por causa do contato físico entre os praticantes. Também ontem, o governo anunciou que as academias devem reabrir antes do previsto inicialmente. A informação foi divulgada após a realização de um protesto de educadores físicos.

O conjunto de medidas que permite o reinício das atividades individuais ao ar livre foi elaborado por meio de discussão com representantes do setor e está, segundo o estado, em conformidade com as diretrizes indicadas pelas autoridades sanitárias. O documento contém orientações específicas para a prática dessas atividades, que devem ainda respeitar o Protocolo Geral do Estado de Pernambuco.

O documento contém três eixos. Um deles é o distanciamento social, que varia de acordo com a especificidade de cada modalidade esportiva. Outro é o higiene, que prevê entrada nos espaços esportivos utilizando máscaras, retirando somente quando estiver em atividade e lembrando de trocá-la sempre que estiver úmida. Também deve ser feita higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, sempre que possível. Outro ponto é a desinfecção dos materiais e equipamentos esportivos de uso compartilhado após cada manuseio.

O terceiro eixo é o de monitoramento, que prevê verificação de temperatura antes do acesso aos espaços ou equipamentos esportivos. “O esporte é um importante instrumento social, que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Acreditamos que com a retomada de muitas dessas atividades, de maneira segura e respeitando as normas do protocolo, haverá uma grande contribuição para a saúde dos pernambucanos”, comentou o secretário, durante coletiva de imprensa do governo do estado.

“Esse é um primeiro passo importante, retomar as práticas esportivas. Esperamos uma melhoria dos números para poder em breve anunciar outras medidas importantes para os esportes no nosso estado”, concluiu o gestor.

Santos dumont Entre os espaços que estarão aptos para o retorno dessas atividades está o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, que também estará à disposição dos atletas individuais a partir da próxima semana. “Importante demais esse início das atividades para todas as pessoas, não só do ponto de vista da saúde física e mental, mas também para os atletas e paratletas que precisam voltar a uma melhor condição técnica e física, para as futuras competições nacionais e internacionais, depois de um período longo de inatividade”, complementou o secretário-executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez.Retorno será importante para amadores e também atletas que precisam de condicionamento

Academias devem reabrir na sexta fase

Com academias e clubes esportivos fechados há três meses, profissionais de educação física e proprietários de estabelecimentos se uniram em carreata, na manhã de ontem, para cobrar a reabertura dos espaços. Após a manifestação, uma comitiva foi recebida no Palácio do Campo das Princesas, pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, que confirmou a antecipação do funcionamento das academias, da oitava para a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. “O governo nos prometeu que até a próxima quinta-feira, será anunciada a reabertura de academias e espaços similares para o próximo dia 13 ou 20 de julho, caso os números de infectados pela Covid-19 sigam o ritmo de queda no estado”, destacou o professor Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco. Os serviços de eletroestimulação e pilates ainda não receberam previsão para volta.

Em coletiva de imprensa ontem, o secretário de saúde, André Longo, afirmou que estão sendo discutidos protocolos com o setor. “Nós estamos caminhando nesse processo de retomada, avaliando os números, reforçando alguns desses protocolos para em breve poder anunciar também o retorno das atividades esportivas em locais fechados”, disse Longo. “Isso vai depender da observação do que vai ocorrer nas diversas regiões na semana 27, que acaba neste sábado e será mais avaliada na terça-feira. Estamos sempre buscando trabalhar com cautela e com segurança, acreditando firmemente em protocolos de pessoas que estão envolvidas na retomada.”


Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings