COVID - 19 | Fonte: Jornal do Commercio

Lockdown termina no agreste

Fonte: Jornal do Commercio

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco.

Antes do lockdown, média de isolamento era de 32%. Com a medida, chegou a 50.2%

O governo do estado anunciou na tarde do domingo (5) o final do período de isolamento mais rígido – ou lockdown – decretado para os municípios de Caruaru e Bezerros. Assim as duas cidades do Agreste a partir de hoje retornam para a segunda etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 elaborado pelo Governo de Pernambuco. O Executivo estadual garante que depois de dez dias cumprindo isolamento social rígido, os dois municípios registraram redução no número de casos graves de síndrome respiratória aguda. 

Dessa forma, além do funcionamento dos serviços essenciais, da construção civil (com 50% da capacidade) e do segmento industrial, será permitido o retorno do comércio atacadista. Shopping centers, incluindo as praças de alimentação, poderão operar apenas com delivery e coleta de mercadorias. Podem reabrir ainda consultórios, ambulatórios de profissionais de saúde, serviços de apoio e terapêuticos e óticas.

Segundo o governo do Estado, como resultado dos 10 dias de lockdown, Caruaru conseguiu sair de um índice médio de isolamento social de 35%, chegando a atingir 50.2%. Já Bezerros, que mantinha um distanciamento médio de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%. O índice é medido pela empresa de georreferenciamento Inloco. 

Ainda de acordo com o governo do Estado, os números de novos casos registrados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) , em Caruaru, caíram de 150 para 136 casos. Já os de covid-19, de 93 registros para 83. Em Bezerros, os números ficaram assim: SRAG, de 35 casos para 20 e os novos casos de covid-19 caíram de 19 casos para 8.

O episódio também teve rusgas políticas. A decretação do lockdown foi criticada, na época, pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), por ter sido feita, segundo ela, de forma unilateral. Por sua vez, o governo do Estado rebateu afirmando que a prefeitura estava ciente das medidas que seriam tomadas no município. 

Com relação ao relaxamento do isolamento que acontecerá a partir de hoje, a Prefeitura de Caruaru se manifestou através de nota da Secretaria de Ordem Pública, informando que “ao longo desse período de pandemia, garantiu os cuidados com a população”. A Secretaria ainda reforçou que continuará fazendo fiscalizações na cidade e trabalhando com as barreiras sanitárias educativas em pontos estratégicos no município.


Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings