Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento do médico Mauro Barbosa Arruda

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamenta profundamente o falecimento do médico e professor Mauro Barbosa Arruda, nesta terça-feira (21/07), aos 89 anos. Ele foi pioneiro na cirurgia torácica em Pernambuco.

Formou-se em 1954 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lecionou por 35 anos. Foi professor na disciplina de cirurgia torácica e, posteriormente, coordenou o mestrado da especialidade.

Ele foi o primeiro a realizar uma cirurgia com circulação extracorpórea no Norte e Nordeste, em 1960, no Hospital Dom Pedro II, e atuou em importantes unidades de saúde do estado, como o Hospital Otávio de Freitas. No Real Hospital Português, onde trabalhou por 50 anos, foi um dos responsáveis pela implantação da cirurgia cardíaca em 1971. Na regional pernambucana da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-PE), ele foi presidente entre os anos de 1973 e 1974.

Dr. Mauro Barbosa Arruda deixa esposa, três filhos médicos e uma neta, também médica. O Cremepe expressa solidariedade aos familiares e amigos.