Pandemia | Fonte: Folha de Pernambuco

Recife alcança nível ótimo em ranking de transparência na divulgação de dados sobre pandemia

Reportagem: Folha de Pernambuco Fonte: Folha de Pernambuco

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco.

A clareza na divulgação das informações sobre o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus fez o Recife alcançar o nível ótimo, no ranking da ONG Transparência Internacional. Mensalmente, a organização verifica os dados disponibilizados nos portais dos 26 governos estaduais, do Distrito Federal e das 26 capitais brasileiras. Com a nova análise, a capital pernambucana saltou de 79 pontos da última avaliação para os atuais 91,14, ficando entre os melhores colocados. Esta foi a terceira rodada da avaliação e o resultado será divulgado oficialmente nesta sexta (31). Foram verificados os portais dos 26 governos estaduais, do Distrito Federal e dos 26 governos municipais das capitais.

Para alcançar esse nível ótimo de transparência, foi realizada a união de esforços de diversas equipes da Prefeitura do Recife, a exemplo da Controladoria-Geral do Município, do Núcleo de Imprensa, das Secretarias de Finanças, de Administração e Gestão de Pessoas, de Planejamento e Gestão, da Ouvidoria-Geral do Município, da Empresa Municipal de Informática, dentre outras. “Nós precisamos ser rápidos e eficientes como exigiu a emergência da pandemia, mas com todo o cuidado com a regularidade de todas as contratações e com a transparência também. Ficamos felizes com o reconhecimento”, disse o prefeito Geraldo Julio.

A ONG Transparência Internacional analisa a transparência de forma global, mas o enfoque está na divulgação das informações sobre as contratações emergenciais por conta da pandemia. São observados dados como processos de contratação e aquisição, valores, existência de dados em formato aberto, possibilidade de download, legislação e diversos outros critérios. A análise dos técnicos é bastante criteriosa e leva em consideração, além das exigências legais, as melhores práticas internacionais de transparência para incentivo e promoção do controle social.

Para chegar a um veredito, são observados os Portais da Transparência, de Compras e de Dados Abertos, as páginas da prefeitura e da Ouvidoria-Geral do município, a existência de um site dedicado à Covid-19, bem como as publicações nas redes sociais do município relativas ao tema. “O Portal da Transparência da Prefeitura já era uma referência nacional, foi reconhecido por muitas entidades como a ONG Contas Abertas, CGU (Controladoria-Geral da União), MPF (Ministério Público Federal) e TCE (Tribunal de Contas do Estado). Na pandemia esse trabalho foi mantido e a Transparência Internacional colocou o nosso portal no nível mais alto de excelência”, acrescentou o prefeito.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings