saúde | Fonte: Folha de Pernambuco

Olinda retoma exames de mamografia. Confira locais de atendimento

Reportagem: Naldo Nóbrega Fonte: Folha de Pernambuco

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco.

Primeiro dia de volta às atividades na Unidade Móvel da Mamografia registrou 30 testes

O município de Olinda foi o primeiro no Estado a retomar os trabalhos, no novo normal, da Unidade Móvel da Mamografia, que reiniciou os atendimentos nesta segunda-feira (03) após a parada de quatro meses por conta da Pandemia da Covid-19. O atendimento já tem programação para todo mês de agosto. Neste primeiro dia, o equipamento funcionou na Policlínica Barros Barreto, na rua Doutor Justino Gonçalves, no Pátio do Carmo, realizando um total de 30 exames. O público alvo são pessoas de 50 até 69 anos no diagnóstico precoce do câncer de mama. 

A princípio, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Coordenação das Políticas Estratégias e da Saúde da Mulher programou para duas vezes na semana (segundas e quartas-feiras) atender à população nessa modalidade de exame. Serão disponibilizados 80 testes, sendo 40 pela manhã (8h) e 40 à tarde (14h), de forma espontânea. 

A diretora de Políticas Estratégicas, Patrícia Ferreira, pontuou que todas as recomendações serão respeitadas, como distanciamento social. “Também estamos medindo a temperatura das pessoas e realizando constantemente a higienização das mãos e de todo equipamento utilizado. A cada exame realizado está sendo feito a desinfecção da área e da máquina. A gente envelopou tanto a máquina quanto a escada de acesso para que pudéssemos fazer a higienização de forma mais adequada.”, explicou. 

De acordo com a diretora, todas as unidades estão preparadas para os exames. “Fizemos uma visita em todas as unidades para saber como seria o andamento do serviço, para que não tivesse nenhum tipo de falha nem interrupções”, destacou. Os profissionais da Unidade Móvel disponibilizam álcool 70% e álcool em gel e estão todos preparados para que as mulheres não tenham contato com eles. A recepção fica na área externa e os assentos para as usuárias em espera terão distanciamento de 1,5 metro entre eles. 

Para a realização do exame, a equipe de recepção e atendimento está usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscara, proteção de acrílico ”face shield” e luvas descartáveis durante todo o trabalho. Para as pacientes e acompanhantes será obrigatório o uso de máscara e só será permitido o acesso do acompanhante ao local do exame caso a presença seja extremamente necessária. 

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings