Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Rarus promove 1º Simpósio de Amiloidoses


Inscreva-se

O Serviço de Referência em Doenças Raras (Rarus) do Hospital Maria Lucinda promoverá nos dias 25 e 26 de setembro de 2020 o 1º Simpósio de Amiloidoses, com transmissão online e vagas limitadas. O simpósio será coordenado pela médica neurologista Anna Paula Paranhos, do Rarus e do Hospital das Clínicas – UFPE e Ândrea Chaves, cardiologista do Rarus. As inscrições para profissionais de saúde são através do link: http://legerecomunicacao.com/ptc/rarus/ e para o público em geral através do http://legerecomunicacao.com/ptc/rarus/26/ . As inscrições são gratuitas.

O evento surgiu com o objetivo de trazer informações atualizadas, tanto para os profissionais de saúde, quanto para o público em geral, pois, nota-se a prevalência muito alta de pacientes com Amiloidoses em nossa região, principalmente da forma hereditária. A doença apresenta-se de várias formas: comprometimento dos nervos periféricos, coração, rins, olhos e pode haver uma variedade de apresentação clínica dentro da mesma família, o que pode dificultar a identificação de uma história familiar para esta doença.

É encontrado um grande número de casos da forma hereditária da Amiloidose associada a TTR no Brasil, e principalmente na região nordeste, o que pode ser justificado pela nossa ascendência dos povos portugueses e africanos.

Assim, diante a alta incidência da doença, o Rarus desenvolveu o simpósio para levar informações sobre Amiloidoses para a população: como suspeitar, a importância do diagnóstico e opções terapêuticas, que no caso das Amiloidoses hereditárias só funcionam nos estágios mais iniciais da doença, então é fundamental um diagnóstico precoce.