Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Comissões de ética tomam posse no Cremepe através de cerimônia online

Integrantes das Comissões de Ética Médica de quatro hospitais de Pernambuco tomaram posse na noite desta quinta-feira (03/09), através de transmissão online. No total, foram 33 médicos empossados dos hospitais Getúlio Vargas, Santa Joana, Jayme da Fonte e Unimed Petrolina.

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos, abriu a cerimônia cumprimentando e agradecendo a presença virtual de todos e explicando a importância das Comissões de Ética para o pleno funcionamento do Conselho. “Elas funcionam como um braço do Cremepe em diversos hospitais para que o Conselho tenha ciência do que está acontecendo nessas unidades, servindo assim para encurtar distâncias tornando todos os processos mais céleres”, disse Maurício.

As Comissões de Ética Médica são compostas por um Presidente e um Secretário, eleitos na primeira reunião da Comissão, e demais membros efetivos e suplentes.

A vice-corregedora do Cremepe, Zilda Cavalcanti, apresentou os membros que compõem as quatro Comissões e explicou a autonomia, atuação, subordinação e o papel deles dentro da esfera judicante do Conselho.

A conselheira federal por Pernambuco, Helena Carneiro Leão, ressaltou a presença da Comissão de Ética como um fator facilitador do trabalho dos Conselhos Regionais e destacou a importância da proximidade e comunicação entre eles.

Comissões: As Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina (Resolução CFM Nº 2.152   de   30/09/2016 – Art. 2º)