Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento do médico Ivan Machado Dias

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamenta profundamente o falecimento do pediatra e escritor, Ivan de Araújo Machado Dias, nesta segunda-feira (19/10), aos 102 anos.

Ele era o médico mais antigo do Brasil, formou-se em 1953, na segunda turma de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Dr. Ivan dedicou a vida à medicina por mais de 70 anos, atuou no Hospital Maria Lucinda, Hospital Gomes Maranhão e no Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMU). Também trabalhou na fiscalização sanitária Aeroporto do Recife.

Em 2016, Dr Ivan Dias teve sua trajetória eternizada no livro “Memórias da Medicina”, projeto do Cremepe que resgata a história da profissão no estado de Pernambuco. Ele era conhecido por onde passava por seu jeito comunicativo e humano no tratar dos pacientes, dizia que na arte da medicina além de médico era preciso um pouco de psicologia para entender cada paciente, suas vidas e, principalmente, conquistar os “pequenos”.

Dr Ivan Dias deixa 12 filhos, dos quais três também são médicos, 19 netos e 21 bisnetos. O Cremepe expressa condolências aos familiares e amigos do médico neste momento de luto.