Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Conferência de abertura destaca a importância da comunicação ao ambiente hospitalar

A palestra que deu abertura nesta terça-feira (17/11) ao XI Curso Básico de Atualização em Ética e Bioética para Residência Médica do Cremepe abordou o tema “Comunicação na Saúde”, com apresentação do geriatra e paliativista, fundador e líder da Instituição Brasileira de Comunicação em Saúde (IBCS) e vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Douglas Crispim. O curso aconteceu através de ferramenta online, por conta da pandemia.

O médico destacou a importância da comunicação de dentro das Unidades de Saúde, fazendo uma retrospectiva desde o ano de 2017, ressaltando a necessidade da troca de informações entre hospitais, profissionais, gestores e até mesmo do compartilhamento de dados para o pleno funcionamento do Sistema de Saúde.

A comunicação com os pacientes teve destaque na apresentação do geriatra, que os classificou através de grupos mostrando possíveis formas de melhor atendê-los. “A comunicação não se resolve só com protocolos. Você tem que buscar um caminho mais tranquilo e natural possível com o paciente”, frisou o médico.

Douglas explicou como a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no ambiente hospitalar e gerando soluções mais rápidas, exemplificando como o Hospital das Clínicas de São Paulo teve 100% das visitas e boletins feitos de forma on-line durante a pandemia de Covid-19.
Outro tema abordado foi o da confiabilidade das informações compartilhadas que foi destacada pelo médico, que pontuou a importância no cuidado com a comunicação. “Fake News podem acontecer entre seus pacientes, até mesmo entre os colegas de profissão, porque agora você se transformou no formador de opinião para a sociedade. Por isso, saiba usar a comunicação a seu favor”, destacou o médico aos residentes.

O curso de Ética e Bioética para Residência Médica é obrigatório para a conclusão da especialização. Nestes dois dias de curso também foram promovidas palestras sobre: “O futuro da medicina”, “Relação Médico Paciente na Saúde Digital”, “Ética, Responsabilidade e Segurança Digital”, “O médico e o direito de estar só“, “Residência Médica em Pernambuco: a visão do residente”.