Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Residência Médica: Ética, responsabilidade e Segurança Digital

O médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Chao Lung Wen, apresentou no XI Curso de Atualização em Ética e Bioética para Residência Médica, na tarde desta terça-feira (17/11), a palestra “Ética, Responsabilidade e Segurança Digital”, destacando a importância do uso criterioso da inserção de dados na internet. A aula fez parte da mesa redonda sobre telemedicina com a moderação da conselheira federal, Helena Carneiro Leão. Chao Lung Wen é chefe da disciplina de Telemedicina, líder do grupo de pesquisa USP em Telemedicina, Tecnologias educacionais e eHealth, além de orientador em nível de mestrado e doutorado da Faculdade de Medicina da USP.

O médico explicou, durante sua explanação, os perigos do uso excessivo da tecnologia e a incapacidade do indivíduo de se “desconectar”, chamada de “nobofobia” que pode causar, segundo o profissional: ansiedade, dependência, agressividade, compulsão e obsessão.

Hoje, cerca de 3,2 bilhões de indivíduos usam ao menos uma rede social. Baseado nisso, o professor exemplificou como a repercussão negativa através de postagens indevidas no ambiente virtual pode prejudicar o profissional médico no exercício ético de suas atividades. “Toda vez que a tecnologia vem antes da educação nós temos uma dor social. É preciso que esses aparatos tecnológicos sejam um instrumento de apoio ao ato médico”, disse ele.

Na oportunidade, Chao Lung Wen pontuou também as fases da telemedicina responsável, apresentando a Resolução CFM Nº 1.643/ 2002, leis e regulamentações pertinentes à sua prática, bem como o reconhecimento do seu uso no combate à pandemia de covid-19. O professor ressaltou a importância de se manter discussões clínicas virtuais de forma privada através de nuvem própria da instituição, visando a maior segurança do material compartilhado e dos profissionais envolvidos.

Evento –O XI Curso de Atualização em Ética e Bioética para Residência Médica foi promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), nos dias 17 e 18 de novembro, através de plataforma on-line, Cisco Webex, por conta da pandemia de covid-19. O curso é obrigatório para conclusão da residência médica.