Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Obesidade: Cuidar de todas as formas

O Cremepe em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de Pernambuco (Sbempe) promove, neste mês de março, lives sobre obesidade. Este ano a campanha “Cuidar de todas as formas” lembra que pessoas com obesidade frequentemente se sentem envergonhadas e culpadas por não entenderem que se trata de uma doença, e como tal, precisa ser tratada. Portanto, temas como “obesidade e covid-19”, “ética no tratamento da obesidade”, “obesidade na infância e adolescência” e “lições da cirurgia bariátrica” serão discutidos em quatro encontros virtuais transmitidos pelas redes sociais do Cremepe e SBEMPE.

DADOS – A OMS define a obesidade como excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde, e quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Quem tem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso.

O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico. Para enfrentar uma doença com tantos fatores, é fundamental que o paciente encontre um especialista que, realmente, entenda da doença obesidade.