Boletim Cremepe - N° 277- www.cremepe.org.br/boletim/N277.html
Recife, 20 de Janeiro de 2013 - Edição Nº 277  
 
 

PLANOS
Integrantes do Fórum de Saúde Suplementar se reunem no Cremepe

A diretoria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco se reuniu com os representantes da Agência Nacional de Saúde, SINDHOSPE, e Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, na tarde de quarta-feira (16.01), na sede do Conselho. O objetivo foi dar continuidade às discussões do Fórum de Saúde suplementar. Helena Carneiro Leão, presidente do Cremepe, falou dos pontos tratados. "Nossa preocupação diz respeito às operadoras de saúde que estão suspensas. É preciso que os direitos sejam garantidos, tanto da assistência aos usuários como dos médicos conveniados a estes planos" -  afirmou.     

 

 

FISCALIZAÇÃO: Cremepe constata irregularidades no Hospital de Câncer

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, junto com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, irá emitir um relatório sobre a situação do Hospital do Câncer de Pernambuco. O documento será elaborado a partir de uma fiscalização que foi realizada na unidade. As entidades visitaram a emergência, a unidade de endoscopia, os ambulatórios de cabeça e pescoço e ortopedia e as duas enfermarias inauguradas em dezembro de 2012, mas que estão sem atender pacientes. O interventor do Hospital, Francisco Saboya, recebeu a equipe e apresentou as dificuldades enfrentadas pela unidade de saúde.     

RECONHECIMENTO: Cremepe institui o Prêmio Professora Maria Clara Albuquerque

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco instituiu, através da Resolução 001/13, o Prêmio de Incentivo à Ética e Bioética Professora Maria Clara Albuquerque. O prêmio será anual e concedido aos alunos de medicina que realizarem a melhor monografia versando sobre o tema. A escolha será feita por uma Comissão Julgadora composta por 3 membros apontados pela Escola Superior de Ética Médica e pela diretoria do Conselho.     

NOVA MEDIDA: Obstetra terá contrato específco com plano de saúde

A gestante de plano de saúde que optar pela assistência na hora do parto com o obstetra que fez o pré-natal terá que arcar com os honorários, cujo valor deverá ser combinado entre as partes. A operadora garante a assistência obstétrica, que inclui as consultas, os exames e o parto com o médico plantonista da maternidade credenciada. A cobrança extra de honorário do médico pelo plano de saúde só poderá ser feita com a mudança dos atuais contratos, para incluir o acompanhamento presencial do obstetra no momento do parto. O parecer 39/12 do Conselho Federal de Medicina (CFM) muda a relação atual entre o obstetra e a grávida do plano de saúde. O motivo da mudança são os baixos honorários pagos pelas operadoras de saúde. 

PROFISSÃO: Atualizada resolução sobre especialidades médicas

O Conselho Federal de Medicina  (CFM), por meio da Resolução 2005/12, atualizou a Resolução 1.973,  que estabelece critérios  para o reconhecimento  de especialidades e áreas  de atuação na medicina,  e a forma de concessão e  registros de títulos. A nova redação trouxe mudanças para o reconhecimento de programas de residência médica, tempos de formação e regras sobre o  funcionamento da CME. Como novidade, foi incluída a Toxicologia Médica na relação das áreas de atuação reconhecidas no país. 

MEMÓRIAS DA MEDICINA: Reinaldo de Oliveira conta sua trajetória

O médico especialista em Cirurgia Geral, Reinaldo de Oliveira, fala de sua trajetória na medicina e conta também sobresua atuação no cenário artístico de Pernambuco. Confira a entrevista no Canal do Cremepe.   

ATUALIZAÇÃO: AMPE promove curso de cuidadores de idosos

A Associação Médica de Pernambuco, juntamente com o Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco, realizará em março o curso de cuidador de idoso. As aulas começarão no dia 08 de março e são voltadas para cuidadores, familiares, gestores, agentes de saúde, estudantes e profissionais da área da saúde.