Boletim Cremepe - N° 278- www.cremepe.org.br/boletim/N278.html
Recife, 27 de Janeiro de 2013 - Edição Nº 278  
 
 

MAPEAMENTO

Médicos Sem Fronteiras colhem dados com o Cremepe

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) está mapeando todo o País em busca de informações para compreender melhor as respostas do Brasil em desastres naturais e outras emergências médicas. Os dados estão sendo levantados junto ao Ministério da Saúde, Ministério da Integração Nacional, Defesa Civil, Secretarias e Conselhos de Saúde e servirão para uma análise da organização sobre potenciais lacunas no atendimento médico em situações de emergência enfrentadas no Brasil, especialmente em casos de desastres naturais.    

 

 

REUNIÃO PREPARATÓRIA: Cremepe participa de Comitê Estadual no Combate à Tortura

Um Comitê e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura está sendo estruturado em Pernambuco. Uma reunião preparatória para a composição desta estrutura foi realizada na última terça-feira (22.01), no Ministério Público de Pernambuco. Convidada pela secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Helena Carneiro Leão, presidente do Cremepe, contribuiu com a discussão. A reunião contou com a presença da coordenadora do Conselho de Direitos Humanos Lúcia Crispiniano, Vilma Melo, secretaáia e integrante do Conselho de Direitos Humanos, e Mariana Santa Cruz, coordenadora do mecanismo a ser estruturado.     

MATERNIDADE: Cremepe constata superlotação no Imip

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco iniciou pelo Imip uma série de fiscalizações em unidades de atendimento materno-infantil da Região Metropolitana do Recife. A visita ocorreu com a presença da presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, e do vice-presidente, José Carlos de Alencar. Na visita, ficou constatado que há uma superlotação no setor de pré-parto e uma sobrecarga na triagem das pacientes. “Isso se deve, em parte, à falta de um atendimento adequado às mulheres no pré-natal, principalmente nas cidades do interior. Casos simples, como uma paciente que apresentou pré-eclampsia leve, que foi atendida na maternidade municipal de Caruaru, foi enviada ao Imip, quando poderia ser tratada na sua cidade“, afirmou a presidente Helena Carneiro Leão.   

 

DIABETES: País produzirá a própria insulina

Parceria entre o Ministério da Saúde e o laboratório ucraniano Indar possibilitará ao Brasil ter sua própria produção de insulina, medicamento utilizado no tratamento da diabetes. O acordo ampliará a oferta da insulina aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionará ao governo redução de gastos. No Brasil, 7,6 milhões de pessoas têm diabetes e 900 mil dependem do SUS para obter a medicação.  

GASTOS: Área da Saúde com mais fiscalização

A partir de agora, governadores e prefeitos de todo o País deverão tornar públicos os gastos aplicados na Saúde. Com os dados cadastrados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), será possível verificar se a parcela de suas receitas está sendo investida corretamente. A decisão foi publicada pelo Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União, através da portaria 53. Os dados estarão disponíveis no http://siops.datasus.gov.br e a primeira atualização deverá ser feita no fim de fevereiro.