Boletim Cremepe - N° 279- www.cremepe.org.br/boletim/N279.html
Recife, 03 de Fevereiro de 2013 - Edição Nº 279  
 
 

COBRANÇA

Conselho e Sindicato se reúnem com Secretário de Saúde do Estado

Representantes do Cremepe e Simepe se reuniram com o secretário de Saúde do Estado, Antônio Carlos Figueira, na sede da SES, no bairro do Bongi. A reunião, solicitada pela presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, contou com a participação do vice-presidente do Conselho, José Carlos Alencar, do conselheiro e tesoureiro, Ricardo Paiva, assim como do presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo, e Silvio Rodrigues e Tadeu Calheiros, integrantes da diretoria. As entidades cobraram do secretário ações concretas no sentido de dar condições de trabalho aos médicos do serviço público e atendimento adequado à população. Entre os assuntos colocados esteve a cobrança na realização do concurso do Hemope e da Secretaria de Saúde.     

 

 

REUNIÃO: Entidades cobram o fim da crise das maternidades

O 2º secretário do Cremepe, Roberto Tenório, o vice-presidente do Simepe, Fernando Cabral, a secretária-geral, Cláudia Beatriz, e o diretor de Políticas de Saúde Suplementar do Sindicato, Walber Fernandes, se reuniram na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na Boa Vista, no Recife. A reunião foi marcada para discutir a crise das maternidades do Estado. O grupo foi recebido pelo promotor de Saúde Clóvis Sodré e pela analista ministerial e médica, Ana Carolina Thé.    

PARTICIPE: Cremepe institui o Prêmio de Incentivo à Ética e Bioética

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, através da Escola Superior de Ética Médica, idealizou e instituiu o Prêmio de Incentivo à Ética e Bioética - Prof.ª Maria Clara Albuquerque. O objetivo é de incentivar e contribuir, por meio de um concurso de monografias, o conhecimento e aprimoramento das questões de ética e bioética. A premiação é anual e será concedida à melhor monografia sobre Ética e Bioética de alunos de medicina. Neste primeiro ano do concurso o tema escolhido foi "Reprodução assistida. O que é ético?".   

 

EVENTO I: Congresso aborda imunização e infectologia pediátrica

Este ano, a realização da XV Jornada Nacional de Imunizações, evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm, será em conjunto com a Sociedade Latino-americana de Infectologia Pediátrica (SLIPE). A ideia é unir, em um só congresso, os principais profissionais das duas entidades médicas que pesquisam e discutem a imunização e a infectologia pediátrica no Brasil e no mundo, além dos mais recentes avanços nesse campo.  

EVENTO II: Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa discute avanços na área

Novidades no tratamento da catarata, inclusive a infantil, o uso de lentes e cirurgias a laser, identificação de doenças como ceratocone, novas técnicas, procedimentos e condutas são alguns dos temas que serão abordados no VII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. A Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares (SBCII) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa (SBCR), estão com as inscrições abertas para o evento que ocorre de 29 de maio a 1 de junho de 2013 no Hotel Iberostar, na Praia do Forte, na Bahia.